Davide De Pretto bate Rui Oliveira na etapa 1 do Tour of Austria! Max Walscheid é o novo líder!
O italiano Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla) venceu a primeira etapa do Tour of Austria, uma ligação de 177.9km com partida e chegada em Bad Tatzmannsdorf, batendo ao sprint o português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e o alemão Niklas Behrens (Lidl – Trek Future Racing). Max Walscheid (Team Jayco-AlUla) conquistou 3s de bonificação num intermédio e está com o mesmo tempo na geral que Filippo Ganna (Team Jayco-AlUla) e Rui Oliveira. O alemão acaba por ser o novo líder por causa das diferenças no prólogo.
Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A primeira etapa do Tour of Austria começou com diversas tentativas de ataque com Lukas Ruegg (Team Vorarlberg), Jan Kasper (ATT Investments), Dominik Rober (P&S Metalltechnik Benotti), Halvor Utengen (Team Coop-Repsol) e Luca Dressler (Team Lotto-Kern Haus PSD Bank) a formarem a fuga do dia. Ao km 18, novos ataques aconteceram no pelotão e Jelle Johannink (TDT-Unibet) e Tim Wafler (Tirol KTM Cycling Team) juntaram-se à fuga.
Ao km 31, na primeira contagem do dia, Utengen foi o primeiro a passar no topo. 8km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Wafler assegurou a pontuação máxima. A fuga do dia tinha uma vantagem de cerca de 2:00. A Team Jayco-AlUla era a equipa que mais trabalhava na frente do pelotão. A 88km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Utengen conseguiu impor-se ao sprint. 20km depois, Rober atacou e conseguiu uma ligeira vantagem.
Fuga alcançada e o ritmo da corrida segue alto
A 61km do fim, Rober foi alcançado. Logo a seguir, ataques aconteceram na frente da corrida e o alemão acabou por ceder. Poucos kms depois, o ritmo da corrida aumentou e a fuga do dia acabou por ser alcançada. A 52km do fim, no último sprint intermédio do dia, Max Walscheid assegurou 3s de bonificação. Filippo Ganna conquistou 2s e Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) 1s. Cerca de 12km depois, o líder da geral, Cameron Rogers (Lidl – Trek Future Racing) perdeu o contacto com o pelotão.
A 18km da meta, na segunda contagem do dia, Xandro Meurisse (Alpecin – Deceuninck) foi o primeiro a passar no alto. Luke Plapp (Team Jayco-AlUla), um dos favoritos à geral, acabou por perder o contacto com o pelotão. Walscheid esteve em dificuldades, mas aguentou-se na cauda do grupo. A 8km da meta, na última subida do dia, Walscheid cedeu, mas o ritmo do pelotão baixou durante uns kms e o alemão conseguiu reentrar.
Davide De Pretto bate Rui Oliveira num apertado sprint
A 3km da meta, um ciclista da Alpecin – Deceuninck tentou isolar-se, mas a UAE Team Emirates rapidamente fechou o espaço. 1.5km depois, um ciclista da Team Jayco-AlUla conseguiu uma ligeira vantagem, mas novamente a UAE Team Emirates fechou o espaço. O final era bastante técnico e a equipa dos Emirados Árabes Unidos tentava manter Rui Oliveira bem colocado na frente do grupo.
Nos metros finais, Niklas Behrens tentou surpreender com uma aceleração de longe, mas Rui Oliveira agarrou de imediato a sua roda. Após a última curva, o português lançou o seu sprint e conseguiu passar Behrens, mas tinha Davide De Pretto na sua roda. O jovem italiano acabou por conseguir passar Rui Oliveira, nos últimos metros, para se estrear a vencer como profissional na etapa 1 do Tour of Austria. Behrens fechou o pódio.
Max Walscheid conseguiu chegar no pelotão e por causa das diferenças no crono sobre Filippo Ganna e Rui Oliveira, é assim o novo líder da classificação geral do Tour of Austria. Davide De Pretto é o novo líder da classificação por pontos e Niklas Behrens da juventude. Xandro Meurisse é o primeiro líder da classificação da montanha e a Ineos Grenadiers lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tour of Austria