Tadej Pogacar vence etapa 4 e é o novo líder do Tour de France após show de João Almeida!
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a quarta etapa do Tour de France, uma ligação de 139.6km entre Pinerolo e Valloire, após se isolar na frente da corrida a 19.4km da meta. O belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) foi segundo e o espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) terceiro, ambos a 35s. João Almeida (UAE Team Emirates) fez uma grande etapa! O português mostrou-se muito bem ao serviço de Pogacar e ainda foi 8º a 53s. Com a vitória na etapa, Pogacar é o novo camisola amarela.
Começo com forte ritmo e vários ataques
A quarta etapa do Tour de France começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 4, Mads Pedersen (Lidl – Trek) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Kevin Geniets (Groupama – FDJ), Frank Van den Broek (Team DSM-Firmenich PostNL) e Wout Poels (Bahrain Victorious) fizeram a ponte para o dinamarquês.
Os ataques continuaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante. A Intermarché – Wanty e Alpecin – Deceuninck assumiram a perseguição para que os seus sprinters pudessem lutar pelo sprint intermédio. Ao km 17, o grupo da frente foi alcançado. 1km depois, Pedersen assegurou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia.
Ao km 23, cortes aconteceram no pelotão. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) parecem ter ficado cortados, mas acabaram por conseguir reentrar no pelotão. Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) perdiam o contacto com o pelotão.
Fuga finalmente se consegue formar
Por volta do km 29, ataques aconteceram no pelotão e David Gaudu, Romain Grégoire e Valentin Madouas (Groupama – FDJ), Tobias Johannessen e Odd Eiking (Uno-X Mobility), Cristian Rodriguez e Raúl Garcia Pierna (Arkea-B&B Hotels), Oier Lazkano (Movistar Team), Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Julien Bernard (Lidl – Trek), Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck), Stephen Williams (Israel – Premier Tech), Kobe Goossens (Intermarché – Wanty), Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team), Warren Barguil (Team DSM-Firmenich PostNL) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) formaram a fuga do dia.
Ao km 50, na primeira contagem do dia, Williams foi o primeiro a passar no topo. A fuga do dia tinha uma vantagem de 2:05 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. 18km depois, na segunda contagem do dia, Williams assegurou novamente a pontuação máxima. A vantagem da fuga aumentou para 2:30 sobre o pelotão. A 58km do fim, um corte chegou a acontecer no pelotão numa zona exposta ao vento. 5km depois, os ciclistas cortados acabaram por reentrar no pelotão.
Corrida começa a partir no Col du Galibier
A 41.9km do fim, a fuga do dia entrou no mítico Col du Galibier, com 23km a 5.1%, com uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. Alguns kms depois, a UAE Team Emriates aumentou ainda mais o ritmo e a vantagem da fuga começou a diminuir. A 33km do fim, Lazkano atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. O ritmo na frente da corrida estava a aumentar e o grupo perseguidor começava a partir. Poucos metros depois, Gaudu e Burgaudeau fizeram a ponte para Lazkano. Burgaudeau acabou por ir um pouco ao seu limite e cedeu, sendo passado por Juul-Jensen e Johannessen.
A 31km do fim, Johannessen e Juul-Jensen chegaram a Gaudu e Lazkano. Poucos metros depois, Lazkano tentou novamente isolar-se, mas sem sucesso. No pelotão, Tim Wellens (UAE Team Emirates) abriu para o lado e Marc Soler (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo e a vantagem da fuga continuava a diminuir. A 28km do fim, Lazkano atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Alguns kms depois, Williams fez a ponte para o grupo perseguidor. Quando o grupo perseguidor estava quase a ser alcançado, Gaudu atacou e tentava ainda chegar a Lazkano.
Fuga alcançada e João Almeida começa a partir o pelotão
A 26.5km da meta, Gaudu foi alcançado. Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) impunha um ritmo elevado no pelotão. João Almeida estava com Adam Yates e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) na frente do pelotão. Poucos metros depois, Lazkano foi alcançado. Simon Yates (Team Jayco-AlUla) já não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 25.7km da meta, João Almeida aumentou o ritmo do pelotão. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) foi das primeiras vítimas do ritmo do português. Poucos metros depois, o camisola amarela, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) também acabou por ceder. A 24km da meta, Adam Yates aumentou o ritmo do grupo e João Almeida seguia bem no pelotão. Enric Mas (Movistar Team), Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) acabaram por ceder.
Juan Ayuso acabou por aumentar o ritmo e Matteo Jorgenson (UAE Team Emirates) acabou por ceder. A 22km da meta, João Almeida aumentou novamente o ritmo e Egan Bernal, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Adam Yates cederam. Poucos metros depois, Giulio Ciccone (Lidl – Trek) também cedeu. Ayuso subiu no grupo e começou a ajudar Almeida a puxar. Os dois eram seguidos por Tadej Pogacar, Jonas VIngegaard (Team Visma | Lease a Bike), Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Mikel Landa e Evenepoel (Soudal Quick-Step).
Ataque monstruoso de Pogacar e passa isolado no topo do Galibier
A 19.7km da meta, Pogacar atacou e só Vingegaard agarrou a sua roda. Evenepoel tentou seguir, mas não conseguiu e tinha de perseguir a solo. Roglic passou dificuldades, mas conseguiu aguentar-se com Almeida, Ayuso, Rodriguez e Landa. 300 metros depois, Vingegaard deixou de ter capacidade para seguir Pogacar. Poucos metros depois, o esloveno foi buscar 8s de bonificação no topo da subida. Vingegaard conseguiu 5s e Evenepoel 2s.
A 14km da meta, na descida, Rodriguez, Ayuso e Roglic chegaram e rapidamente passaram por Evenepoel. Rodriguez tinha uma ligeira vantagem sobre Ayuso e Roglic. Almeida vinha com Landa alguns segundo atrás de Evenepoel. Pogacar seguia com o seu ritmo e tinha 10s de vantagem sobre Vingegaard. 5km depois, Ayuso e Roglic chegaram a Rodriguez e estavam a fechar espaço para Vingegaard.
A 4km da meta, Vingegaard foi alcançado por Roglic, Ayuso e Rodriguez. Poucos metros depois, Evenepoel também chegou ao grupo perseguidor. Pogacar tinha 35s de vantagem sobre os cinco perseguidores e 50s sobre Almeida e Landa.
Pogacar imperial e é o novo camisola amarela do Tour de France
Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e conquistou assim a etapa 4 do Tour de France. Remco Evenepoel foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo a 35s. Juan Ayuso foi mais forte que Primoz Roglic para ser 3º a 35s. Jonas Vingegaard e Carlos Rodriguez ainda cederam, nos últimos metros, e cruzaram a linha de meta a 37s. Mikel Landa e João Almeida foram 7º e 8º, respetivamente, ambos a 53s. Adam Yates e Matteo Jorgenson chegaram num pequeno grupo a 2:42.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 83º a 17:10 e Rui Costa (EF Education – EasyPost) 93º a 20:44.
Pogacar é o novo líder da classificação geral do Tour de France. O esloveno tem 45s sobre Evenepoel, 50s sobre Vingegaard, 1:10 sobre Ayuso, 1:14 sobre Roglic, 1:16 sobre Vingegaard e 1:32 sobre Landa e Almeida. Jonas Abrahamsen segue líder da classificação por pontos e da montanha. Evenepoel segue o melhor jovem e a UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: ASO