Margot Vanpachtenbeke vence polémica etapa 1 do Thuringen Ladies Tour!
A belga Margot Vanpachtenbeke (VolkerWessels Pro Cycling Team) venceu a primeira etapa do Thuringen Ladies Tour, uma ligação de 118.5km com partida e chegada em Jena, batendo ao sprint o americano Ruth Edwards (Human Powered Health). A alemã Linda Riedmann (Seleção Alemã) completou o pódio a 2:34.
Começo com ritmo tranquilo, mas fuga acaba por se formar
A primeira etapa do Thuringen Ladies Tour começou com um ritmo tranquilo. Na maior parte da primeira metade da corrida, o pelotão seguiu compacto e nenhum ciclista tentava formar a fuga do dia. Ao km 52, na primeira contagem do dia, Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) foi a primeira a passar no tempo. Cerca de 4km depois, Ruth Edwards e Margot Vanpachtenbeke saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.
A 40km do fim, as duas da frente tinham uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. 3km depois, Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling) atacou e tentava fazer a ponte para a fuga do dia. A cerca de 30km da meta, a luxemburguesa acabou por ser alcançada. A 24km do fim, Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) conseguiu uma ligeira vantagem, mas acbaou por ser alcançada 3km depois.
Passagem de comboio provoca momento polémico
A 19km da meta, na última contagem do dia, Vanpachtenbeke foi a primeira a passar no pelotão. No pelotão, o ritmo aumentou e Kasia Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) decidiu mexer na corrida. Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Amber Kraak (Seleção Neerlandesa), Brodie Chapman (Lidl – Trek) e Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) foram as únicas que seguiram a polaca. Mesmo assim, as duas da frente ainda tinham uma vantagem de 2:45 sobre as cinco perseguidoras.
A 13km da meta, a corrida foi decidida por causa de um momento polémico. As cinco perseguidoras tiveram de parar por causa da passagem de um comboio e foram alcançadas pelo pelotão. A organização não mandou parar a fuga do dia e estas continuaram com um forte ritmo, conseguindo aumentar por cerca de 4:00 a vantagem sobre o pelotão.
Vanpachtenbeke imperial no sprint final
As duas seguiram com um excelente ritmo e disputaram a etapa ao sprint. Vanpachtenbeke lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a etapa 1 do Thuringen Ladies Tour! Ruth Edwards foi segunda a 2s. Linda Riedmann foi mais forte ao sprint que Mischa Bredewold e Marta Lach para ser terceira a 2:34. O cruzou a linha de meta a 5:34, mas por causa da paragem na linha de comboio, a organização decidiu tirar 3:00 desse tempo e a diferença ficou nos 2:34.
Margot Vanpachtenbeke é a primeira líder da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha do Thuringen Ladies Tour! Linda Riedmann é a melhor jovem e a VolkerWessels Pro Cycling Team a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Lotto Thuringen Ladies Tour