Jakob Soderqvist voa e triunfa no prólogo do Giro Next Gen!
O sueco Jakob Soderqvist (Lidl – Trek Future Racing) venceu o prólogo inaugural do Giro Next Gen, após cumprir os 8,8km em 10:49! Soderqvist venceu com uma vantagem de 6s para o italiano Andrea Raccagni (Soudal Quick-Step Devo Team) e 9s para o suíço Fabian Weiss (Tudor Pro Cycling Team U23), para se tornar assim o primeiro líder da prova.
O Giro Next Gen
Teve hoje início o Giro Next Gen, uma das provas mais importantes do calendário Sub-23. O percurso desta edição tem exatamente 1000km, divididos por 8 etapas. A corrida conta com a participação de dois portugueses, Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) e Daniel Lima (Israel – Premier Tech Academy).
A prova italiana começou com um prólogo de 8,8km, com começo e final em Aosta. O traçado contava com uma curta subida de 1,2km a meio do percurso, que foi um fator crucial para o estabelecer do melhor tempo.
Cadeira Quente para um homem só
O prólogo começou com Tomasso Dati (Biesse – Carrera) a estabelecer um primeiro tempo de 11:37. O italiano foi rapidamente superado por Mathys Rondel (Tudor Pro Cycling Team U23), que melhorou o tempo para 11:17. Pouco depois, Robert Donaldson (Trinity Racing) superou o francês por algumas décimas. Soderqvist vinha a voar, e chegou à meta em 10:49! O tempo colocou-o muito tempo na cadeira quente, vindo a confirmar-se também a vitória final.
Relativamente às restantes figuras da corrida, Paul Magnier (Soudal Quick-Step Devo Team) terminou em quarto, a 10s. Nos candidatos à geral, Jarno Widar (Lotto Dstny Development Team) foi 9º, a 21s, Leo Bisiaux (Decathlon AG2R La Mondiale Dev Team) foi 14º a 27s, e Gal Glivar (UAE Team Emirates Gen Z) 25º a 35s. O líder da Team Visma | Lease a Bike Development, Jorgen Nordhagen foi 28º, a 36s. Já os seus escudeiros, Darren van Bekkum foi 39º a 41s, e Tijmen Graat 82º a 58s.
Gonçalo Tavares foi o melhor português, em 36º a 40s. Daniel Lima terminou em 43º, gastando apenas mais 3s que o seu compatriota.
Soderqvist é o primeiro líder do Giro Next Gen, acumulando tambéma classificação por pontos. Tomasso Mantovan (Campana Imballaggi Geo & Tex Trentino) é o primeiro líder da montanha, e Jarno Widar o melhor jovem. A Soudal Quick-Step Devo Team lidera coletivamente.
Amanhã teremos a segunda etapa da prova, que ligará Aymavilles a Saint-Vincent, ao longo de 107km. Será uma etapa onde o perfil acidentado favorece muita ação!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto: Giro Next Gen