Ruby Roseman-Gannon triunfa em Leigh! Lotte Kopecky conquista Tour of Britain!
A campeã australiana Ruby Roseman-Gannon (Liv AlUla Jayco) venceu a última etapa do Tour of Britain, uma ligação de 100km entre Manchester e Leigh, após bater ao sprint a campeã luxemburguesa Christine Majerus (Team SD Worx-Protime) que celebrou cedo demais. A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) fechou o pódio.
Início com forte ritmo e as favoritas a mexerem na corrida
A última etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A cerca de 84km do fim, Lizzie Deignan (Seleção Britânica) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A britânica foi a primeira a passar no topo da primeira contagem do dia. A 68km do fim, Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) saiu do pelotão e tentava chegar a Deignan. 4km depois, a neerlandesa foi alcançada.
A 57km do fim, Deignan foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. A britânica tinha 30s de vantagem sobre o pelotão que se estava a partir. 17km depois, Deignan foi alcançada por Lotte Kopecky, Lorena Wiebes, Christine Majerus e Elena Cecchini (Team SD Worx-Protime), Letizia Paternoster, Ruby Roseman-Gannon e Amber Pate (Liv AlUla Jayco), Franziska Koch e Pfeiffer Georgi (Team DSM-Firmenich PostNL), Anna Henderson (Seleção Britânica), Josie Talbot (Cofidis) e Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team).
Favoritas a mexerem na corrida, mas tudo acaba por se juntar
A 32km do fim, várias ciclistas conseguiram reentrar na frente da corrida. 5km depois, no sprint intermédio do dia, Majerus foi buscar 3s de bonificação. Paternoster conquistou 2s e Wiebes 1s. A 19km da meta, Kopecky, Paternoster, Georgi e Henderson atacaram e isolaram-se na frente da corridas. 4km depois, Wiebes saltou do pelotão e tentava a solo chegar ao quarteto da frente.
A 10km da meta, Wiebes chegou ao grupo da frente. As cinco começaram a marcar-se e foram alcançadas 1km depois. A 8km da meta, Koch, Roseman-Gannon, Flora Perkins (Seleção Britânica) e Cecchini conseguiram uma pequena vantagem. 3km depois, as quatro foram alcançadas. A 3.5km da meta, Paternoster sofreu um problema mecânico e não seria fácil reentrar no grupo da frente para segurar o seu lugar no pódio.
Ruby Roseman-Gannon quebra sucessão de vitórias da Team SD Worx-Protime
No km final, a Team SD Worx-Protime assumiu o comando do grupo. Na zona técnica, nos metros finais, Lotte Kopecky conseguiu uma ligeira vantagem. A belga acabou por tirar pé para tentar dar uma vitória a Christine Majerus. A luxemburguesa acabou por festejar cedo demais e acabou por ser ultrapassada por Ruby Roseman-Gannon que se estreou assim a vencer no World Tour na etapa final do Tour of Britain. Lorena Wiebes ainda passou Kopecky para ser 3ª. Letizia Paternoster perdeu 10s e saiu do pódio da geral.
Lotte Kopecky é a grande vencedora do Tour of Britain, batendo Anna Henderson por 17s e Christine Majerus por 34s. A belga também conquistou a classificação por pontos. Lizzie Deignan venceu a classificação da montanha e Eline Jansen a juventude. A Team SD Worx-Protime foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Reuters