Artem Nych abre defesa do GP Beiras & Serra da Estrela com vitória em Mêda!

Artem Nych (Sabgal – Anicolor) iniciou a sua defesa do título do GP Beiras & Serra da Estrela com uma vitória na primeira etapa da 6ª edição da corrida, após 197,7km entre Trâncoso e Mêda! O ciclista russo escapou no km final, deixou o grupo perseguidor a 10s, e é o primeiro líder da corrida. No sprint pelo segundo posto, o neerlandês Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling) bateu o espanhol Jordi Lopez (Equipo Kern Pharma).

Dupla em fuga desde cedo, numa batalha condenada

A 6ª edição do GP Beiras & Serra da Estrela arrancou com uma jornada de quase 200km entre Trâncoso e Mêda. O dia seria duro para o pelotão, com um trajeto acidentado, chuva e vento no menu. A fuga surgiu rapidamente nos kms iniciais com Francisco Pereira (ABTF Betão – Feirense) e Jozsef-Attila Malnasi (Mentorise MLM Superstars). Os dois conseguiram uma vantagem de 8min sobre o pelotão, controlado pela Kern Pharma e pela Caja Rural – Seguros RGA.

A diferença foi caindo progressivamente, mas permitiu à dupla disputar as primeiras metas intermédias do dia. Ao km 87, Malnasi venceu o sprint intermédio de Pinhel, enquanto 27km foi Francisco o primeiro na terceira categoria de Almeida. O ciclista português acabou por se distanciar na subida, com o romeno a 2:00, e o pelotão a 2:50. O segundo sprint intermédio surgiu em Figueira de Castelo Rodrigo, a 55km do fim, onde Francisco foi primeiro.

A chegada à segunda subida categorizada, em Cidadelhe, fez o ritmo aumentar e o pelotão alcançou o último escapado. Os ataques sucederam-se para a contagem de montanha, e Luís Fernandes (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) foi o primeiro no topo, a 39km do fim, o que lhe garantiu a subida ao pódio como líder da classificação.

Novo ataque no pelotão dinamitou a corrida, com a Sabgal – Anicolor a sair por cima

A 30km da chegada, Mathias Bregnhoj (Sabgal – Anicolor) e César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) escaparam ao pelotão. Os dois conseguiram uma vantagem de 45s, mas o dinamarquês pareceu sempre o mais folgado dos dois. Com pouco mais de 10km pela frente, Bregnhoj atacou e isolou-se na dianteira. César Fonte não teve capacidade para o seguir e o pelotão alcançou-o pouco depois.

O dinamarquês conseguiu manter uma boa vantagem sobre o pelotão nos kms finais. O terreno em subida foi reduzindo progressivamente o pelotão, mas o espaço parecia impossível de fechar. Foi já nos últimos 3km que Bregnhoj quebrou, e acabou alcançado à entrada do km final. De imediato, a Sabgal – Anicolor respondeu, com Artem Nych a lançar um novo ataque e a isolar-se. O russo conseguiu levar a melhor sobre o grupo e venceu a solo para iniciar a defesa do GP Beiras & Serra da Estrela da melhor forma. O grupo chegou 10s depois, com Alex Molenaar a vencer o sprint pelo segundo posto.

Com a vitória na etapa, Nych é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Luís Fernandes lidera a montanha e Jorge Gutierrez (Equipo Kern Pharma) é o melhor jovem. A Sabgal – Anicolor lidera por equipas.

Artem Nych é o primeiro líder do GP Beiras & Serra da Estrela!
Artem Nych é o primeiro líder do GP Beiras & Serra da Estrela!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: João Fonseca Photographer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock