Demare triunfa num renhido sprint! João Almeida mais líder!

O francês Arnaud Demare (Groupama – FDJ) venceu a quarta etapa do Giro d’Itália, uma ligação de 140km entre Catania e Villafranca Tirrena, batendo ao sprint o eslovaco Peter Sagan (Bora – Hansgrohe) e o italiano Davide Ballerini (Deceuninck – QuickStep), ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Etapa 4 do Giro d’Itália, com João Almeida a sair de Catania com a camisola rosa, um feito histórico para o ciclismo português. A etapa viu uma fuga de 3 elementos ganhar vantagem desde cedo com Simon Pellaud (Androni Giocattoli – Sidermec), Marco Frapporti (Vini Zabu – KTM) e Kamil Gradek (CCC Team) a escaparem e constituírem a fuga do dia.

O pelotão foi sempre controlado pela Bora e pela FDJ, nunca dando muito espaço à fuga, que nunca teve mais do que 4 minutos de vantagem. Na subida até Portella Mandrazzi a Bora colocou um ritmo que permitia a Peter Sagan passar sem grandes dificuldades, mas atirou Fernando Gaviria e Elia Vivani para a traseira do pelotão fazendo-os descolar.

Na descida poucos corredores reentraram, com a fuga já partida e a ser progressivamente alcançada. Elia Viviani acabou por reentrar já perto do sprint bonificado, com Pellaud a passar na frente, ainda como o único escapado, e João Almeida a ser segundo, à frente de Ballerini, evitando que Caicedo passasse nos 2 primeiros lugares e a bonificar, com Almeida a ganhar 2 segundos aos adversários da geral.

A Bora e a FDJ continuaram a controlar a corrida até final, e prepararam o lançamento dos seus sprinters, colocando-os na melhor posição para poderem finalizar. Michael Matthews estava sozinho, sem lançadores, e acabou por ficar fechado na última curva e não poder disputar o sprint. A decisão acabou por ficar entre 3 homens, Demare, Sagan e Ballerini. O francês e o eslovaco começaram a sprintar praticamente ao mesmo tempo num sprint taco a taco, com Ballerini a embalar pouco depois e a sair da roda de Sagan para tentar vencer mas já seria tarde. A decisão da etapa caiu para o photofinish, com Demare a bater Sagan por milímetros, num sprint incrivelmente bem disputado!

Photofinish entre Demare, Sagan e Ballerini!

João Almeida terminou muito bem colocado, em 18º, e assegura a manutenção da camisola rosa por mais um dia, agora com 2 segundos de vantagem sobre o líder da montanha, Jonathan Caicedo. Almeida lidera ainda a juventude e Peter Sagan é o novo líder da classificação por pontos.

João Almeida continua de rosa neste Giro d’Itália!

Luís Silva venceu a etapa no Passatempo e é o novo líder da Classificação Geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock