Gonçalo Costa vence na Póvoa de Varzim e é o primeiro líder do Troféu Rui Costa!

Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) venceu ao sprint, num grupo reduzido, a primeira etapa do Troféu Rui Costa, uma jornada de 73km com partida e chegada na Póvoa de Varzim! O ciclista da equipa de Vila do Conde foi o mais forte num grupo de seis elementos, deixando Afonso Falcão (Landeiro | KTM | Matias&Araújo) e Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna) nos restantes lugares do pódio, para se tornar o primeiro líder da mais recente corrida do pelotão cadete.

Início rápido e corrida partida na primeira subida

A primeira jornada do Troféu Rui Costa trouxe um percurso rápido entra a Póvoa de Varzim e Barcelos. Nas zonas de costa, o traçado era bastante plano e rápido, mas as dificuldades de montanha encontravam-se no concelho barcelense. Os primeiros 30km fizeram-se a grande ritmo, com a Paredes / Fortunna no comando. O primeiro sprint intermédio havia surgido ao km 4,6, onde Ivo Ribeiro (Paredes / Fortunna) foi primeiro.

Ao km 33,7 deu-se o início da subida para Feitos, que acabou por endurecer ainda mais a corrida. O pelotão manteve um bom número de unidades, até se dar uma queda a 1km do topo. Nesse momento, Guilherme Ribeiro e Gonçalo Costa escaparam e disputaram as duas contagens de montanha do dia. Guilherme venceu a primeira, ao km 41,5, e Gonçalo a segunda, em Vilar do Monte, 2km depois.

Fuga triunfante na Póvoa de Varzim

Após a descida, ao km 50, a dupla recebeu a companhia de David Luta (Academia Efapel de Ciclismo), Leonardo Garcia e Tomás Mateus (Alenquer – GDM – Anipura), Guilherme Santos (LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos) e Afonso Falcão. Os sete levavam uma vantagem de cerca de 40s sobre os perseguidores, que aos poucos iam procurando chegar à frente.

Até à meta na Póvoa de Varzim, a jornada voltou a ser muito rápida. O grupo na dianteira foi colaborando bastante bem, e conseguiu manter sempre uma distância para os adversários. Os ataques na perseguição não surtiram efeito, mas conseguiram fechar algum espaço. Cinco ciclistas colocaram-se em posição intermédia entre os dois grupos, mas não conseguiram fazer a ponte. O final deu-se ao sprint, com Gonçalo Costa a ser o mais forte, para conquistar a sua segunda vitória da temporada.

O triunfo permite a Gonçalo ser o primeiro líder da geral e da classificação da montanha. Afonso Falcão é o melhor jovem e Guilherme Ribeiro comanda nos sprints intermédios. A Alenquer – GDM – Anipura lidera coletivamente.

Gonçalo Costa é o primeiro líder do Troféu Rui Costa!
Gonçalo Costa é o primeiro líder do Troféu Rui Costa!

Fotos: Marcelo Lopes / FPC

2024-trofeu-rui-costa-stage-1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock