Jannik Steimle volta as vitórias no acidentado GP de Denain! António Morgado foi 14º!
O alemão Jannik Steimle (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu o GP de Denain, uma clássica de 196.2km com partida e chegada em Denain, batendo ao sprint o belga Cériel Desal (Bingoal WB). O belga Dries Van Gestel (TotalEnergies) fechou o pódio a 11s.
O GP de Denain começou com um ritmo alto. A 172km do fim, Cériel Desal, Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix), James Fouché (Euskaltel – Euskadi) e Paul Hennequin (Nice Métropole Côte d’Azur) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 1km depois, Jannik Steimle conseguiu fazer a ponte para o grupo da frente. Enzo Briand e Antoine Hue (Cic U Nantes Atlantique) tentaram juntar-se à fuga do dia, mas não tiveram sucesso. A 150km do fim, os cinco da frente tinham uma vantagem de 6:15 sobre o pelotão.
A 66km do fim, Stefan Kung (Groupama – FDJ) atacou e tentava fazer a solo a ponte para o grupo da frente. O pelotão acabou por cortar. Nils Pollit, António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) chegaram a estar cortados, mas os três conseguirem reentrar no pelotão. 2km depois, Hennequin perdeu o contacto com o grupo da frente. Logo a seguir, Fouché teve um problema mecânico e perdeu assim as suas chances de conseguir um bom resultado.
A 48km do fim, Kung passou direto por Hennequin que acabou por ser alcançado pelo pelotão. 3km depois, o suíço chegou a Fouché. O trio da frente tinha 3:05 de vantagem sobre os dois perseguidores e 3:50 sobre o pelotão. A 39km do fim, um corte aconteceu no pelotão e um pequeno grupo conseguiu fazer a ponte para Fouché e Kung. Filippo Baroncini e Sebastian Molano (UAE Team Emirates), Amaury Capiot (Arkea-B&B Hotels), Lewis Askey (Groupama – FDJ), Arnaud de Lie e Brent Van Moer (Lotto Dstny), Hugo Page (Intermarché – Wanty) e Van Gestel eram os principais nomes presentes nesse grupo.
8km depois, Baroncini atacou e a solo tentava juntar-se ao grupo da frente. A cerca de 22km para a meta, num setor de pavê, Kung acelerou e partiu o terceiro grupo. Molano, De Lie, Van Moer, Van Gestel, Piet Allegaert e Aime de Gendt (Cofidis) e Page foram os únicos que seguiram o suíço. A 20km do fim, os oito conseguiram chegar a Baroncini. Começaram a cooperar muito bem no grupo perseguidor e a vantagem do grupo da frente diminuiu para cerca de 1:00.
A 11km da meta, no último setor de pavê, Kung lidera o grupo perseguidor. O suíço acabou por perder o controlo da bicicleta numa zona escorregadia e foi ao chão, levando quase todos os ciclistas que estavam consigo ao chão. Van Moer foi o único que não caiu e conseguiu voltar a estrada para perseguir o trio da frente. Van Gestel foi o que mais rápido voltou à bicicleta e conseguiu chegar a Van Moer. Baroncini e Molano ficaram maltratados e ambos perderam as suas chances de conseguir um excelente resultado.
A 10km da meta, Jarnet acabou por perder o contacto com o grupo da frente. Page e De Lie estavam juntos e ambos cooperavam para tentar chegar a Van Moer e Van Gestel. De Gendt estava a solo atrás do francês e do belga. Kung e Allegaert acabaram por ser alcançados por um reduzido pelotão onde estava o português António Morgado. 4km depois, Page e De Lie chegaram a Van Moer e Van Gestel. O duo da frente tinha cerca de 20s de vantagem sobre Jarnet e 1:10 sobre Page, Van Moer, De Lie e Van Gestel.
Desal e Steimle mantiveram o ritmo alto e ambos acabaram por disputar a corrida ao sprint. Foi o alemão que lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória em quase 3 anos no GP de Denain. Desal não teve pernas para responder a Steimle, mas conseguiu um excelente segundo lugar. Van Moer fez um grande trabalho em prol de De Lie, nos últimos kms, e fez com que Jarnet fosse alcançado, já nos metros finais. Van Gestel acabou por conseguir ser mais forte ao sprint que De Lie e Page para ser assim terceiro.
António Morgado tentou surpreender ao lançar o sprint de longe no pelotão. O português acabou por quebrar, nos últimos metros, mas ainda assim conseguiu um excelente 14º posto a 1:09. O campeão nacional Ivo Oliveira teve mais um dia de trabalho e acabou por abandonar a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency