Masterclass da SD Worx com Lorena Wiebes a vencer a etapa 1 do UAE Tour!

A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime) venceu a primeira etapa do UAE Tour, uma ligação de 122,5km entre Dubai e Dubai Harbour, batendo ao sprint as italianas Rachele Barbieri (Team dsm – firmenich PostNL) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ). Wiebes é assim também a primeira líder da corrida.

Fugas curtas num pelotão nervoso

A primeira etapa do UAE Tour começou com um ritmo alto. Durante vários kms, nenhuma ciclista tentou sair do pelotão e as equipas estavam atentas aos possíveis echelons. A 76km do fim, Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bortolo) atacou e ficou isolada na frente da corrida. A italiana conseguiu uma vantagem de 35s sobre o pelotão. 13km depois, Palazzi conseguiu 3s de bonificação no primeiro sprint intermédio do dia. Loes Adegeest (FDJ – Suez) foi a mais forte ao sprint no pelotão para somar 2s de bonificação.

A 60km do fim, Palazzi foi alcançada pelo pelotão. 6km depois, Anna Kuskova (Tashkent City Women Professional Cycling Team) saiu do pelotão e conseguiu uma ligeira vantagem. A 52km do fim, uma queda envolvou Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek), mas a italiana rapidamente reentrou no pelotão. 4km depois, Anna Kuskova foi alcançada pelo pelotão.

A 40km do fim, Yanina Kuskova (Tashkent City Women Professional Cycling Team) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 2km depois, Gaia Segato (Top Girls Fassa Bortolo) fez a ponte para a frente da corrida. As duas ciclistas tinham uma vantagem de cerca de 40s. A 29km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Yanina Kuskova foi buscar a bonificação máxima. Lotte Kopecky (Team SD Worx – Protime) ainda foi buscar 1s de bonificação. Logo a seguir, as duas da frente foram alcançadas.

Grande queda a antecipar final ao sprint

A 13km da meta, uma grande queda aconteceu no pelotão, envolvendo a líder para a geral da Movistar, Claire Steels. A britânica ficou um pouco maltratada, mas conseguiu reentrar no pelotão, que até baixou o ritmo para que as envolvidas reentrassem. Nos últimos kms, várias equipas subiram para a frente do pelotão para terem o seu comboio bem colocado.

A cerca de 2km da meta, a campeã austríaca Carina Schrempf (Fenix – Deceuninck) tentou a sua sorte e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. Na entrada do km final, a austríaca foi alcançada. Poucos metros depois, o comboio da SD Worx apareceu com Barbara Guarischi a liderar o pelotão com Kopecky e Wiebes na roda. A italiana fez um grande trabalho e Kopecky começou a lançar o sprint de Wiebes a 300m. A Campeã do Mundo fez o lançamento perfeito para Wiebes, que não deu hipótese e venceu assim a etapa 1 do UAE Tour.

Rachele Barbieri esteve muito bem com as cores da dsm- firmenich PostNL, após um colocação perfeita da sua colega de equipa Pfeiffer Georgi. A italiana conseguiu ser segunda ao sprint e voltou aos pódios em etapas World Tour. Chiara Consonni não estava bem colocada e teve de lançar o sprint mais cedo. Ainda assim, a italiana mostrou-se num bom nível e conseguiu ser mais forte que Georgia Baker (Liv AlUla – Jayco) e Maggie Coles-Lyster (Roland) para ser terceira. Destaca-se um bom sprint da espanhola de 19 anos Laura Perez (Movistar Team), que foi sétima.

Lorena Wiebes é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Yanina Kuskova lidera a classificação dos sprints intermédios e é a melhor jovem. A Roland lidera por equipas.

Lorena Wiebes é a primeira Camisola Vermelha do UAE Tour (Foto: Luca Bettini / SprintCyclingAgency©2024)
Lorena Wiebes é a primeira Camisola Vermelha do UAE Tour (Foto: Luca Bettini / SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock