António Carvalho vence em fuga etapa 8 do GP JN! Rafael Reis defende amarela em dia de adversários ao ataque!
O português António Carvalho (ABTF Betão – Feirense) somou mais um triunfo no Grande Prémio Jornal de Notícias, vencendo a etapa 8 da corrida, uma ligação de 161.5km com partida e chegada na Maia, após ter atacado a 4km do final para não mais ser alcançado! O grupo perseguidor chegou 19s depois, com Pedro Andreade a ser segundo e a dar a dobradinha à equipa da ABTF Betão – Feirense, e Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) terceiro.
Numa decisiva jornada deste GP JN, o pelotão entrou a um ritmo elevadíssimo e desmotivou qualquer tentativa de ataque que surgiu durante a primeira hora de corrida. Com 46km percorridos na primeira hora de corrida, destaca-se a disputa do sprint intermédio de Vila das Aves, ao km 28, onde Alekansdr Grigoriev (Efapel Cycling) foi primeiro. A segunda categoria de Armil, com meta de montanha posicionada ao km 55.9, foi decisiva para forma a fuga, e um grupo conseguiu escapar enquanto César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) aproveitava para somar mais pontos na luta pela classificação da montanha.
Na frente, o grupo composto por Gaspar Gonçalves e Pedro Pinto (Efapel Cycling), César Fonte e Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista), Gonçalo Carvalho (Tafver – Ovos Matinados – Mortágua), Carlos Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Vicente De Mateos (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Afonso Silva (Kelly – Simoldes – UDO), António Carvalho e Pedro Andrade (ABTF Betão – Feirense), Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Javier Moreno (Fonte Nova – Felgueiras) e Sérgio Adias (Zamora Enamora) rapidamente ganhou 4min de vantagem.
A Glassdrive – Q8 – Anicolor ainda fez a diferença baixar para 2min durante algum tempo e isso motivou alguns ataques, mas apenas Rui Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) conseguiu chegar ao grupo na dianteira, já na subida ao Santuário da Assunção. António Carvalho venceria o sprint intermédio da Lousada, ao km 105.5, e entretanto a vantagem do grupo sobre o pelotão subia para os 4min, voltando a colocar o grupo em posição de discutir a vitória na etapa.
Foi na subida à segunda categoria da Assunção que a corrida se começou a decidir, quando António Carvalho lançou um grande ataque sem resposta dos adversários. A vantagem rapidamente se estabeleceu nos 25s, e perante um grupo de sete a perseguir com Pedro Andrade, Diogo Narciso, Pedro Pinto, Tiago Leal, Afonso Silva, Javier Moreno e Rui Carvalho, era “Toni” a resistir na dianteira. No pelotão, Joaquim Silva (Efapel Cycling) e Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) haviam atacado, mas perante o ritmo da Glassdrive acabaram por não ter sucesso.
A 10km do fim, o grupo acabava por alcançar António Carvalho na dianteira, mas o líder da ABTF Betão – Feirense aproveitou para respirar e voltar a atacar a 4km do fim! Novamente numa iniciativa sem resposta, Carvalho arrancou para conquistar mais uma vitória, a sua segunda neste Grande Prémio Jornal de Notícias! O grupo persguidor chegava 19s depois, com Pedro Andrade a ser segundo e a dar a dobradinha à sua equipa, enquanto Diogo Narciso completou o pódio. O pelotão chegou a 2:04, com Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) a vencer o sprint pela nona posição.

Rafael Reis (Glassdrive – Q8 – Anicolor) foi 11º e mantém a liderança com as mesmas diferenças para os adversários. Luís Mendonça (Glassdrive – Q8 – Anicolor) mantém o comando na classificação por pontos, César Fonte (Rádio Popular – Paredes – Boavista) na montanha e Pedro Silva (Glassdrive – Q8 – Anicolor) na juventude. António Carvalho é o novo líder da classificação dos sprints intermédios e a Glassdrive – Q8 – Anicolor permanece na liderança coletiva!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Igor Martins/Global Imagens