Kopecky conquista Cauberg em dobradinha da SD Worx e é mais líder do Simac Ladies Tour!
A belga Lotte Kopecky (Team SD Worx) venceu a etapa 4 do Simac Ladies Tour, uma jornada com 131.6km com partida e chegada em Valkenburg, passando por vários pontos clássicos da versão anterior da Amstel Gold Race. Num final atrás após uma explosiva subida ao Cauberg, a mítica subida da conceituada clássica, Kopecky colocou um ritmo elevado, e entrou na frente na curva final, a 75m do fim, para vencer sem dar qualquer chance às adversárias de responder!
A jornada mais decisiva do Simac Ladies Tour começou com o anúncio da desistência de Demi Vollering (Team SD Worx), uma das candidatas à vitória no dia de hoje, devido a uma grande constipação que condicionava o seu rendimento há alguns dias. Com 11km percorridos, o pelotão chegou à colina de Bemelerweg, com 0.8km a 5.2%, e foi Femke Gerritse a arrecadar os primeiros 5pts para a classificação da montanha na etapa.
A 97km do fim, um ataque colocou um grupo de grande qualidade com Annemiek van Vleuten (Movistar Team), Romy Kasper (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Francesca Barale (Team DSM-firmenich), Marta Jaskulska (Liv Racing TeqFind), Lorena Wiebes e Katarzyna Niewiadom na dianteira. Perante o nível das atletas,o pelotão continuou a perseguir e 16km depois todas estavam alcançadas.
Brodie Chapman (Lidl – Trek) também tentou o ataque quando faltavam 69km para o fim, mas rapidamente foi alcançada. Charlotte Kool (Team DSM-firmenich) também tentou agitar a corrida, mas teve o mesmo desfecho. Foi a 63km do fim que acabou por se der uma grande queda, com Lucinda Brand (Lidl – Trek), Riejanne Markus (Jumbo – Visma), Christina Schweinberger e Yara Kastelijn (Felix – Deceuninck) e Femke Markus (Team SD Worx) a ficarem envolvidas, forçando Brand e Riejanne a abandonar a competição.
Kool não se deixou ficar e voltou a atacar, levando consigo Barbara Guarischi (Team SD Worx), Maike van der Duin (Canyon//SRAM Racing) e Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco – AlUla). A iniciativa das quatro não durou mais que meia dúzia de kms, e novamente Annemiek van Vleuten tentou escapar, com Kool e Alice Towers (Canyon//SRAM Racing) a sofrerem uma queda. A corrida acabou por partir, até que o cenário se alterasse, com Pfeiffer Georgi (Team DSM – firmenich) e Niewiadoma a escaparem a 50km da chegada.
A entrada no circuito final trouxe ainda mais ação à corrida, e a 38km do fim deu-se a primeira passagem no Cauberg, onde várias corredres iam descolando. Antes da segunda passagem por Bemelerweg, o pelotão alcançou as fugitivas, faltando ainda percorrer 28km. Os ataques continuaram a acontecer, e a prestações formou-se um grupo na frente com Elena Cecchini (Team SD Worx), Floortje Mackaij (Movistar), Elise Uijen (Team DSM – firmenich), Quinty Schoens (Parkhotel Valkenburg) e ainda Yara Kastelijn, já dentro dos 10km finais.
Na dianteira, Mackaij atacou à falta de 5km e conseguiu isolar-se, mas a distância apenas não durou, com a neerlandesa a ser apanhada já à entrada do km final. A últma passagem no Cauberg trazia também a meta final, e quem aproveitou para escapar foi Katarzyna Niewiadoma, já no km final. Com um forte ataque da polaca, apenas Kopecky e Wiebes conseguiram seguir na frente, e a 200m do fim foi a líder da geral, Kopecky, a tomar conta da corrida-se na dianteira. Sem forçar muito, a belga colocou um ritmo alto que não permtiu a mais ninguém passá-la, e conquistou uma nova vitória, com Lorena Wiebes a cortar a meta logo atrás de si na segunda posição, em nova dobradinha da Team SD Worx, perante uma exausta Niewiadoma que não tinha pernas para contestar.
Com a vitória, Kopecky é mais líder do Simac Ladies Tour, e tem agora 11s sobre Wiebes e 38s sobre Anna Henderson (Jumbo – Visma). Wiebes é a nova líder da classificação por pontos e Gerritse da montanha, enquanto Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) permanece a melhor jovem e a Team SD Worx na liderança coletiva.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images