Olav Kooij vence a etapa 1 do Tour of Britain, com Wout van Aert a ser 2º em dobradinha da Jumbo – Visma!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu na tarde deste domingo a etapa inaugural do Tour of Britain, sem dar qualquer hipótese aos rivais no sprint que decidiu a jornada, e assume-se assim como o primeiro líder da prova! O belga Wout van Aert (Jumbo – Visma) lançou o sprint do colega de equipa e foi segundo, dando assim um excelente arranque na prova britânica à formação neerlandesa! O pódio do dia foi completo por Sam Bennett (Bora – hansgrohe), que foi terceiro.
Iniciou-se hoje o Tour of Britain (ou Volta à Grã-Bretanha em português), corrida ProTour composta por 8 etapas, e que terá lugar até ao próximo domingo, dia 10, contando com a presença do ciclista sensação do país, Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), a rivalizar com Wout van Aert, vencedor da corrida em 2021. A etapa inaugural ligou Altrincham a Manchester, ao longo de 163.6km, e mostrou ser desafiante, não somente pelas difíceis subidas categorizadas, como também pelo clima chuvoso.
O início da jornada contou com alguns ataques, mas rapidamente se formou a fuga do dia com James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling), Harry Tanfield (TdT – Unibet), Jack Rootkin-Gray e Zeb Kyffin (Saint Piran). A Jumbo – Visma não deixou a fuga distanciar-se muito, estando sempre visíveis elementos da formação neerlandesa na frente do pelotão. Ainda a meio da etapa, a INEOS Grenadiers também se começou a chegar à dianteira do grupo, ajudando a Jumbo.
Por essa altura, Fouche e Tanfield iam sendo alcançados pelo pelotão, com o australiano a somar o maior número de pontos nas duas contagens de montanha do dia, para se assumir como o primeiro líder dessa mesma classificação. Os três na frente conseguiram manter-se em sintonia e entraram nos últimos 5km com 20s de vantagem. No pelotão, a BORA – hansgrohe, a Movistar e a Jumbo – Visma aumentaram o ritmo, e foi Dversnes quem mais resistiu, mas a 1.5km da meta a aventura do norueguês terminava.
A etapa foi naturalmente levada para um sprint, onde Olav Kooij não deu qualquer hipótese aos rivais após uma excelente colocação de Edoardo Affini e de um grande lançamento de Wout van Aert! Perante um lançamento de manual, van Aert colocou Kooij na posição certa para vencer e ainda permitir que o próprio fechasse na segunda posição atrás de si, num grande resultado da equipa neerlandesa. Sam Bennett voltou às boas exibições e foi terceiro, mas já não teve pernas para ultrapassar a dupla da Jumbo – Visma.
Com o triunfo, Olav Kooij é o primeiro líder da classificação geral do Tour of Britain, comandando com o mesmo tempo de Wout van Aert e Sam Bennett, não havendo portanto bonificações a atribuir. Kooij lidera por pontos e na juventude, enquanto James Fouché é o primeiro líder da classificação da montanha. A Uno-X Pro Cycling Team lidera coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images