Vera Vilaça vence última prova da Taça de Portugal Feminina na consagração de Cristiana Valente como vencedora da geral!

A portuguesa Vera Vilaça (Massi – Tactic) venceu a quinta e última prova da Taça de Portugal Feminina, uma corrida com 89.6km disputada em Albergaria-a-Velha, com um ataque a cerca de 45km do fim a ser decisivo para conquistar a vitória! O pelotão chegaria 1:44 depois, com a uruguaia Agustina Perdemo a ser segunda, e Ana Caramelo a ser terceira, colocando assim duas ciclistas da nova formação, a Matos Mobility – Optiria Women Team, no pódio do dia.

A quinta prova da Taça de Portugal Feminina trouxe ao pelotão a primeira edição do Grande Prémio Jornal de Notícias para as senhoras. O percurso era maioritariamente plano, mas contava com uma rampa de 700m a 7% a meio dos 18.6km de circuito, percorrido por cinco vezes pelas Elites e pelas Sub-23, e um final com uma rampa de 200m a 4% logo após uma curva a 90º à direita, pelo que seria preciso explosão para vencer ao sprint.

O pódio Elite com Agustina Perdomo, Vera Vilaça e Ana Caramelo (da esquerda para a direita)

Nas primeiras duas voltas, o pelotão foi-se mantendo praticamente sempre compacto, apesar de algumas tentativas de ataque não terem resultado. Foi apenas à terceira volta, e precisamente na única rampa do circuito, que Vera Vilaça atacou, rodando ainda alguns metros na companhia de Mariana Britos (Maiatos), mas rapidamente ficando sozinha. A ciclista da equipa Catalã passou na meta, ao km 52, com duas voltas pela frente, com 20s sobre Ana Caramelo, que havia atacado para chegar à frente, 1:00 sobre Britos e 1:30 sobre o pelotão.

Na volta seguinte, Vera rodava já com mais de 2min sobre o pelotão, que havia absorvido as duas ciclistas intermédias, e na volta final o cenário não mudou. Vera começou a sentir o cansaço a cerca de 15km do fim, mas teve vantagem suficiente para gerir até final e conquistar a vitória. O pelotão disputaria apenas o segundo posto, com a recém-chegada a Portugal, Perdomo, a sprintar para ser segunda, e a colocar ainda 2s nas adversárias. Ana Caramelo conseguiu ainda ser terceira, apesar de toda a energia dispendida numa perseguição em solitária.

O pódio final da Taça de Portugal Elite com Ana Caramelo, Cristiana Valente e Liliana Jesus (da esquerda para a direita)

Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) chegou na sexta posição e assegurou a vitória na geral da Taça de Portugal, com 177pts, perante os 125pts de Ana Caramelo e os 110pts de Liliana Jesus (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade), quinta na corrida.

Sub-23

Beatriz Roxo venceu ao sprint a corrida Sub-23! (Foto: João Fonseca)

Nas Sub-23, Beatriz Roxo (Rio Miera – Cantabria Deporte) conquistou um triunfo muito desejado e emocionado, após bater ao sprint a sua grande rival de toda a formação, Beatriz Pereira (Bizkaia -Durango). A ciclista de Gaia emocionou-se após a chegada e não conseguiu conter as lágrimas, recebendo abraços e incentivos de grande parte das adversárias. Mariana Líbano (Soltec Team) foi terceira e completou o pódio da jornada.

O pódio Sub-23 com Beatriz Pereira, Beatriz Roxo e Mariana Líbano (da esquerda para a direita)

A corrida não teve grande história a acrescentar à das Elites, já que todas cumpriram a mesma distância. Registou-se apenas Beatriz Pereira ligeiramente adiantada sobre o pelotão no final da segunda volta, com 34km percorridos, mas nenhuma ciclista viria a conseguir escapar. Roxo e Pereira acabariam a disputar a vitória ao sprint, na roda de Perdomo, com Roxo a ser a mais forte e a conquistar a vitória.

O pódio final da Taça de Portugal Sub-23 com Beatriz Roxo, Nádia Henriques e Johana Diaz (da esquerda para a direita)

Nádia Henriques (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) terminou na quarta posição e assegurou a vitória na geral da Taça, com 121pts, enquanto Beatrix Roxo ainda subiu à segunda posição, com 100pts, os mesmos de Johana Diaz (Matos Mobility – Optiria Women Team), que foi terceira.

Juniores

Marta Carvalho venceu nas Juniores num sprint a duas onde não deu qualquer hipótese! (Foto: João Fonseca)

As Juniores cumpriram 4 voltas ao circuito de Albergaria-a-Velha, e tiveram também um final discutido ao sprint, com Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) a bater Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM) e a conquistar a vitória na geral da Taça. As duas chegaram ligeiramente destacadas à meta, num lançamento de sprint perfeito pela equipa algarvia, que teve ainda Raquel Dias (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) na terceira posição, gastando mais 3s.

O pódio Júnior com Ana Marques, Marta Carvalho e Raquel Dias (da esquerda para a direita)

Na geral da Taça, Marta Carvalho assegurou a vitória com 175pts, batendo Daniela Simão (Efapel Cycling), ela que não compareceu à corrida decisiva, terminando com os 125pts que trazia à partida. Raquel Dias foi terceira com 105pts!

O pódio final da Taça de Portugal Júnior com Daniela Simão (representada por um elemento da equipa), Marta Carvalho e Raquel Dias (da esquerda para a direita)

Cadetes

Maria Marques venceu a corrida cadete num sprint apertadíssimo decidido no photofinish!

Nas Cadetes, tivemos o final mais renhido desde dia de corridas, com um sprint a três a ser decidido apenas num apertado photofinish! Maria Marques sagrou-se a grande vencedora, por um par de centímetros, batendo Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Maria Coimbra (Maiatos), que terminaram ambas na segunda posição, dado que o photofinish não conseguiu decidir qual das duas passou à frente.

O pódio Cadete com Margarida Vasconcelos, Maria Coimbra e Maria Marques (da esquerda para a direita)

Na geral da Taça, Leonor Casimiro (Korpo Activo / Penacova) sagrou-se a grande vencedora, com 158pts, após ter sido décima na corrida final. Maria Marques foi segunda, com 137pts, e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) terceira, com 120pts, fechando a corrida na sétima posição.

O pódio final da Taça de Portugal Cadete com Maria Marques, Leonoe Casimiro e Emília Baía (da esquerda para a direita)

Foto de Capa: João Fonseca
Restantes Fotos: Miguel Simões/Ciclismo Mundial

Album completo de fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock