“Shirin Show”! Etapa e geral para Shirin van Anrooij no fecho do Tour de l’Avenir Femmes!
A neerlandesa Shirin van Anrooij deu espetáculo na quinta e última etapa do Tour de l’Avenir Femmes, vencendo a jornada de forma categórica e garantindo o triunfo na classificação geral da prova! No segundo posto da etapa, terminou a britânica Anna Shackley, a 2:20, ela que acaba também no segundo lugar da geral final, com a suíça Petra Stiasny a ser terceira a 3:31.
O último dia de Tour de l’Avenir Femmes trazia um desafio de 98.3km, entre Saint-Gervais Mont Blanc e Sainte-Foy-Tarentaise, naquela que seria a etapa rainha da competição. No menu, constavam duas subidas de 1ª categoria e uma de 2ª, já muito perto do final.
Tal como sucedeu nas etapas anteriores, a fuga do dia não se formou de imediato. Os ataques iam-se sucedendo, mas sem consequência de maior, com a seleção italiana a assumir o controlo do pelotão nos primeiros quilómetros. Ninguém se isolava à frente, mas atrás eram muitas as corredoras que iam perdendo o contacto com o grupo principal, sofrendo no início em subida.
À entrada da primeira subida de 1ª categoria do dia, atacou a suíça Petra Stiasny, conseguindo alguma margem sobre o pelotão, que ia ficando cada vez mais dizimado. A meio da subida sobreviviam no grupo principal apenas 20 unidades, sendo uma boa parte elementos da seleção italiana, que voltava a assumir a perseguição. Ainda antes do topo, tentou atacar a transalpina Gaia Realini, vencedora da etapa de ontem, mas sem sucesso. Eram já menos de 10 ciclistas que rodavam no grupo principal.
No topo da subida, a cerca de 70km do final, Stiasny passou isolada, com as mais diretas perseguidoras a rodarem a cerca de 1 minuto. Na descida, lançaram-se ao ataque Anna Shackley (Reino Unido) e também Shirin van Anrooij e Fem van Empel (Países Baixos), com a camisola amarela Antonia Niedermaier (Alemanha) logo atrás. Estas ciclistas cortaram rapidamente a vantagem de Stiasny, conseguindo mesmo alcançar e ultrapassar a suíça antes do final da descida!
Com a campeã mundial de ciclo-cross, Van Empel, a impor o ritmo na descida, a vantagem do trio da frente abriu para 1min sobre o restante pelotão, com Niedermaier a rodar em posição intermédia. Lá atrás, a mais inconformada era Gaia Realini. A italiana atacou, conseguindo juntar-se a Niedermaier, para depois deixar a camisola amarela para trás e alcançar o trio da frente! Niedermaier haveria também de conseguir chegar à dianteira, acompanhada por Marion Bunel (França). A 50km do final, com as ciclistas a iniciarem a segunda 1ª categoria do dia, rodava na frente um sexteto.
Realini estava endiabrada e voltou à carga, deixando as adversárias para trás na primeira parte da ascensão. A italiana tentava recuperar os 33s de desvantagem para Niedermaier e o objetivo parecia bem encaminhado, com a diferença a abrir para 1:20 a meio da subida! No entanto, faltava vermos as cartas dos Países Baixos, que se lançaram na contraofensiva através de Shirin van Anrooij! A Campeã Europeia Sub-23 galgou metros e segundos, conseguindo mesmo alcançar Realini antes do topo, ultrapassando de forma imediata a italiana! Realini ainda recuperou momentaneamente, mas era percetível que a neerlandesa estava mais forte.
Antes do topo, van Anrooij conseguiu isolar-se novamente, seguindo em solitário na descida. Eram apenas 19s que separavam van Anrooij da amarela e tudo parecia encaminhado para poder recuperar essa margem. E assim foi, com a neerlandesa a terminar a descida com 2:30 sobre as mais diretas perseguidoras, sentenciando a etapa e a geral da corrida! Na contagem de montanha final, van Anrooij apenas teve de controlar, chegando isolada ao km final e festejando uma grandíssima vitória! No segundo posto terminou Shackley, a 2:20, com Stiasny a 3:31, Realini a 3:36, e Niedermaier a ser apenas 6ª, já a 6:34 da “Super Shirin”!
Contas feitas, Shirin van Anrooij é a grande vencedora do primeiro Tour de l’Avenir Femmes, com 2:15 sobre Anna Shackley e 3:50 sobre Gaia Realini. Os Países Baixos levam, além da geral, a Classificação por Pontos, através de Fem Van Empel, da montanha, através de van Anrooij, e também a classificação por equipas. A única classificação que lhes escapou foi a da juventude, que ficou para Antonia Niedermaier.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Anouk Flesch