Jasper Philipsen mostra o porquê de ser o “The Master” e é o primeiro líder do Renewi Tour!

O belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) venceu a primeira etapa do Renewi Tour, uma ligação de 182km entre Blankenberge e Ardooie, batendo ao sprint o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e o neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma).

A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 174km do fim, Ludovic Robeet (Bingoal WB) saltou do pelotão e formou a fuga do dia. 6km depois, Robeet foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. A 166km do fim, Jonas Rutsch (EF Education-EasyPost), Ceriel Desal (Bingoal WB), Aaron Van Poucke (Team Flanders – Baloise) e Alessandro Covi (UAE Team Emirates) saltaram do pelotão e juntaram-se a Robeet na frente da corrida. 16km depois, o grupo da frente tinha 1:45 de vantagem sobre o pelotão.

A 60km do fim, a vantagem dos cinco da frente era de 1:20 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin-Deceuninck, pela Soudal Quick-Step e pela Team Jayco-Alula. 16km depois, Dylan Groenewegen (Team Jayco-Alula) furou, mas rapidamente reentrou no pelotão. A 42km do fim, Desal foi buscar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. 12km depois, Van Poucke e Robeet perderam o contacto com o grupo da frente.

A cerca de 23km da meta, Ben Turner (Ineos Grenadiers) e Valentin Madouas (Groupama-FDJ) sofreram problemas mecânicos, mas os dois reentraram no pelotão. Cerca de 4km depois, Covi atacou e ficou isolado na frente da corrida. O italiano acabou por ir buscar 8s de bonificação no km verde. Rutsch e Desal foram buscar os dois 5s de bonificação. Os três acabaram por ser, logo a seguir, alcançados pelo pelotão.

A 14km da meta, uma queda provocou um ligeiro corte no pelotão, mas os ciclistas que ficaram cortados rapidamente reentraram no grupo. 5km depois, Yves Lampert (Soudal Quick-Step) furou e o belga demorou cerca de 3kms a reentrar no pelotão. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e tentavam colocar os seus sprinters na melhor posição possível para o sprint final.

A 1.8km da meta, Sam Welsford (Team DSM-Firmenich) sofreu uma queda que acabou por esticar o grupo. Merlier e Kooij não estava bem colocados e os dois tinham de subir no grupo. Philipsen só tinha um ciclista com ele que o meteu na roda certa que era a de Arnaud De Lie (Lotto Dstny). Nos metros finais, a Lotto comanda o grupo e De Lie foi quem lançou o sprint, mas o jovem belga foi rapidamente ultrapassado por Philipsen não deu hipótese e conquistou assim a sua décima primeira vitória da temporada. Merlier e Kooij não estava bem colocados no sprint final, mas os dois fizeram um sprint fantástico e conseguiram passar De Lie para serem 2º e 3º, respetivamente.

Jasper Philipsen é o primeiro líder da classificação geral e da classificações por pontos. Olav Kooij é o melhor jovem e Ceriel Desal foi o combativo do dia.

Jasper Philipsen é o primeiro líder do Renewi Tour (Foto: Tim van Wichelen CV/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Photo News

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock