Paul Penhoet não dá hipótese na etapa 2 do Poitou-Charentes e é o novo líder
O francês Paul Penhoet (Groupama-FDJ) venceu a segunda etapa do Tour Poitou-Charentes, uma ligação de 185.7km entre as cidades de Aulnay-de-Saintonge e Bressuire. O jovem corredor, que em maio tinha conquistado o Tour du Finistère e que na primeira etapa da competição tinha sido 3º, bateu ao sprint os franceses Romain Cardis (St-Michel-Mavic-Auber 93) e Valentin Retailleau (AG2R Citroën Team) para ascender à liderança da prova.
A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Lucas Beneteau (St Michel-Mavic-Auber93), James Fouché (Bolton Equities Black Spoke), Damien Girard (Nice Métropole Côte d’Azur) e Rick Ottema (Allinq Continental CT) a formarem a fuga do dia. Poucos kms depois, Tom Mainguenaud (Van Rysel-Roubaix Lille Métropole) e David Martin (EOLO-Kometa Cycling Team) saíram do pelotão e juntaram-se aos quatro da frente.
A 141km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Martin foi o mais forte. A fuga tinha 3:20 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Uno-X Pro Cycling Team. A 118km do fim, na primeira contagem do dia, Martin foi o primeiro a passar no alto. 24km depois, Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) sofreu uma queda e o francês acabou por ser obrigado a abandonar a prova.
A 73km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Martin foi novamente o mais forte. 22km depois, na última contagem do dia, o ciclista da EOLO-Kometa voltou a ir buscar a pontuação máxima. A cerca de 45kkm do fim, Girard deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão que estava a aumentar o ritmo.
A cerca de 15km da meta, quando os cinco da frente estavam quase a ser alcançados, Maiguenaud decidiu atacar e isolou-se na frente da corrida, mas o francês acabou por ser alcançado antes do último sprint intermédio do dia onde Ewen Costiou (Team Arkéa-Samsic) foi buscar a pontuação máxima. A cerca de 10km da meta, Ion Izagirre (Cofidis) também ficou envolvido numa queda e o espanhol acabou por abandonar a prova. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do grupo e começavam a preparar os seus ciclistas para o sprint na rampa final.
A cerca de 1km da meta, Léo Danès (CIC-U Nantes Atlantique) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. Na entrada da rampa final, o pelotão já tava um pouco partido e foi Cardis que decidiu lançar o sprint de longe para alcançar Danès e só Penhoet o seguiu. Penhoet não demorou muito tempo a passar Cardis, o jovem da Groupama passou Danès muito facilmente e ainda conseguiu abrir um espaço 2s sobre os ciclistas que lutavam pelo pódio da etapa para vencer assim pela segunda vez nesta temporada. Cardis mostrou-se muito forte, mas não tinha capacidade para bater o seu compatriota e acabou por ser segundo. Retailleau acabou por completar o pódio.
Soren Waerenskjold (Uno-X Pro Cycling Team) não estava bem colocado, nos metros finais, e acabou por pagar caro, sendo apenas 11º na etapa a 2s de Penheot e ainda perdeu a liderança da geral para o jovem francês.
Iuri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi o 70º corredor a cruzar a meta, chegando 55s depois de Penhoet.
Paul Penhoet é o novo líder da classificação geral e tem 6s de vantagem sobre Soren Waerenskjold e Scott McGill (Human Powered Health). Penhoet também é o novo líder da classificação por pontos e da juventude. McGill segue líder da classificação dos sprints intermédios e James Fouché manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Groupama-FDJ