Leo Ucher abre a vencer na Volta a Portugal de Cadetes e é o primeiro líder da prova!
O ciclista espanhol Leo Ucher (UC Fuenlabrada / SantBoi) foi o mais rápido na etapa 1 da Volta a Portugal de Cadetes, uma ligação de 82.8km entre Santarém e Benavente, batendo ao sprint Marco Menendez (Unicaja Banco – MMR – Ciudad de Oviedo) e Eric Ubeda (Infinobras / Grupo SIME). Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea) foi o melhor português na etapa, o único nos 10 primeiros, tendo acabado em 4º lugar.
Hoje iniciou-se a 15ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, numa jornada tranquila e destinada aos jovens mais rápidos do pelotão. Ao longo do percurso, os atletas tinham dois sprints intermédios e dois pontos de montanha de 3ª categoria. A fuga do dia deu-se cedo na etapa, e era composta por Ricardo Caria (Academia de Ciclismo de Viseu), Ivo Ribeiro (Paredes / Fortunna) e Pepe Arques (Infinobras / Grupo SIME). Quando já seguiam com alguma vantagem, o atleta da Academia de Ciclismo de Viseu foi vítima de avaria, perdendo o contacto com os fugitivos, que também não durariam muito tempo na dianteira.
Os dois sprints intermédios foram vencidos por Ivo Ribeiro e por Eric Ubeda, já com a dupla na frente alcançada. Na montanha, houve luta pela camisola entre Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias & Araújo | Frulact) e Javier Salvador (Stefano Garzelli Team), onde, embora estejam empatados a 8pts, o espanhol é quem envergará a camisola na segunda jornada, já que superou o português na colocação final na etapa.
A luta pela vitória seguiu para a meta, com o sprint a ser disputado num pelotão com 86 elementos. Leo Ucher foi o homem mais forte e conquistou a vitória, a sua segunda em duas semanas, com Marco Menendez a ser segundo e o pódio fechado por Eric Ubeda. Portugueses a fecharem no top10 da etapa foi apenas um, Dinis Martins, que acabou na 4ª posição, apesar de a formação de Roriz ter colocado o alemão Nicolas Dorow em nono lugar.
Ricardo Caria, um dos corredores mais marcados para esta prova, prestou declarações após a etapa: “A primeira etapa foi feita a um ritmo bastante alto, e estávamos todos num nível bastante elevado. Eu tive o azar de ir na fuga e ter furado, não conseguindo colar novamente ao pelotão. Tenho mais 2 dias de competição pela frente e vou erguer a cabeça.” disse o jovem viseense, após uma etapa que não foi de encontro ao esperado pelo mesmo.
Contas feitas, Leo Ucher lidera com 2s sobre Eric Ubeda, que bonificou nos sprints intermédios, e 4s sobre Marco Menendez. Dinis Martins é o melhor português na geral, com 10s de diferença para o líder. Eric Ubeda lidera a classificação por pontos, Javier Salvador a montanha, e Marco Menendez é o melhor cadete de primeiro ano.
Fotos: UVP/FPC