Primoz Roglic conquista a sua 10ª vitória da temporada na etapa 3 da Vuelta a Burgos e é o novo líder!

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 183km entre Sargentes de la Lora e Villarcayo, batendo ao sprint o russo Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) e o britânico Adam Yates (UAE Team Emirates).

A terceira etapa começou com um ritmo alto. A 171km do fim, o português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) saltou do pelotão e ficou isolado na frente da corrida. 5km depois, Leitão foi alcançado pelo pelotão. A 163km do fim, na primeira contagem do dia, Xabier Berasategi (Euskaltel-Euskadi) foi o primeiro a passar no topo. Berasategi, Matteo Fabbro (Bora-Hansgrohe), Raúl Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Larry Warbasse (AG2R Citroen Team), Jesús Ezquerra (Burgos-BH), Mattia Bais (EOLO-Kometa Cycling Team) e Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 144km do fim, Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) e Jaakko Hanninen (AG2R Citroen Team), que saltaram do pelotão, juntaram-se ao grupo da frente. Oier Lazkano (Movistar Team) e Diego Camargo (EF Education-EasyPost) também o tentaram fazer mas não conseguiram. Logo a seguir, na segunda contagem do dia, Berasategi foi novamente o mais forte. A 126km do fim, na terceira contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no topo. A vantagem da fuga era de 1:40 sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma.

A 63km do fim, na quarta contagem do dia, Berasategi foi o primeiro a passar no topo. A vantagem da fuga sobre o pelotão era de quase 2:00. 19km depois, na subida de categoria especial do dia, o Picón Blanco, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo do pelotão. Na frente da corrida, Garcia Pierna atacou e ficou isolado. A 37km do fim, o espanhol foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Yates atacou e foi seguido por Roglic, Jay Vine e George Bennett (UAE Team Emirates). Einer Rubio (Movistar Team) a ritmo tentava alcançar o grupo da frente. Vlasov ia um pouco mais atrás do colombiano com Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) e Javier Romo (Astana Qazaqstan Team).

Rubio acabou por conseguir alcançar o grupo da frente, mas Vine acelerou e fez com que o colombiano e Bennett perdessem o contacto. Vlasov e Howson largaram Romo e conseguiram chegar a Bennett e Rubio. A cerca de 38km da meta, Vlasov e Howson fizeram a ponte para a frente da corrida. Bennett perdeu a roda de Rubio, mas recebeu a companhia de Romo e os dois conseguiram chegar ao colombiano. Poucos metros depois, Vine abriu para o lado e Yates atacou e foi seguido por Roglic e Howson. Vlasov foi a seu ritmo com Vine na sua roda.

A 36km do fim, na quinta contagem do dia, Yates foi o primeiro a passar no topo. Howson sofreu mas conseguiu aguentar-se com o britânico e Roglic. 11km da meta, Vine sofreu uma queda e perdeu o contacto com Vlasov que fez a ponte para o grupo da frente. A 19km da meta, Vine foi alcançado por Romo, Bennett e Rubio que estavam a 1:05 da frente da corrida. 5km depois, Vine perdeu o contacto com o grupo perseguidor, mostrando assim que a queda deixou marcas. A 9km da meta, no sprint intermédio, Yates foi buscar 3s de bonificação, Vlasov 2s e Roglic 1s.

Os quatro da frente seguiram juntos e, nos metros finais, começaram a marcar-se. Yates lançou o sprint, o britânico conseguiu um pequeno espaço, mas Roglic fechou o espaço com aparente facilidade e passou Yates para vencer assim a etapa 3 da Vuelta a Burgos. Nos últimos metros, Vlasov passou Yates para ser segundo. Howson já estava no limite no sprint final, mas ainda assim fez uma grande etapa e conseguiu ser 4º. Romo também se mostrou muito bem e foi mais forte ao sprint que Bennett e Rubio para ser 5º a 1:07.

Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 61º a 15:29. Iúri Leitão abandonou a prova.

Primoz Roglic é o novo líder da classificação geral e tem agora 34s sobre, o líder da classificação por pontos, Aleksandr Vlasov e 40s sobre, o líder da classificação da montanha, Adam Yates. Javier Romo é o novo líder da juventude.

Roglic é o novo líder da Vuelta a Burgos (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock