É o “Hat-trick” da Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua! João Matias vence na chegada a Loulé!
O português João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) venceu a etapa 3 da Volta a Portugal Continente, batendo ao sprint o espanhol Óscar Pelegrí (Burgos – BH) e o português Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor). Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor) voltou a conquistar a camisola amarela, após Leangel Linarez (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) ter ficado para trás na última subida do dia!
A etapa que ligou Sines a Loulé, num total de 191.8km começou bastante atacada, com a fuga do dia a formar-se nos primeiros quilómetros com 3 ciclistas, Wesley Mol (Bike Aid), Lars Quaedvlieg (Universe Cycling Team) e Nuno Meireles (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho). Esta fuga chegou a ter cerca de 10min de vantagem sobre o pelotão, mas nada que preocupasse as equipas que lutam pela geral, porque estes ciclistas estavam a mais de 9 minutos dos primeiros lugares.
Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia foi Wesley Mol a levar a melhor sobre os restantes, numa altura em que Jon Knolle (Team Voralberg) caiu no pelotão. Mol voltou a passar à frente nos restantes sprints intermédios do dia, tanto em Ourique como em Almodôvar. A Caja Rural – Seguros RGA acelerava no pelotão e começava a tirar bastante tempo à frente da corrida. Santiago Mesa (ABTF Betão – Feirense) começava a ceder por esta altura, bem como outros ciclistas, graças ao ritmo da equipa espanhola. A 40km do fim, na primeira contagem de montanha do dia, no Pico do Mú, foi Lars Quaedvlieg a levar a melhor sobre todos.
A 10km do fim, com a diferença já em menos de 1min, Nuno Meireles atacou, numa altura em que no pelotão começavam a eliminar vários sprinters, tais como Daniel Babor (Caja Rural – Seguros RGA) e mais tarde o líder da geral, Leangel Linarez. A 7km do fim a fuga é apanhada, com o espanhol Luís Ángel Maté (Euskaltel – Euskadi) a conquistar mais alguns pontos na subida à Cruz da Assumada. Daniel Dias (Credibom / LA Alumínios / Marcos Car), líder da juventude também ficou para trás por esta altura, sem conseguir voltar ao pelotão, ele que teve dois problemas mecânicos durante a jornada.
Na pequena rampa antes da reta da meta, a Team Vorarlberg passou para o comando do pelotão, mas Colin Stussi acabou por perder a roda dos seus colegas de equipa. Nos metros finais, Óscar Pelegrí lançou o sprint com João Matias na sua roda, e o português passou o espanhol com aparente facilidade, dando a terceira vitória seguida à equipa de Mortágua! Luís Mendonça não teve capacidade para passar o português e o espanhol e acabou por ser terceiro.
Após o dia de hoje, Rafael Reis é novamente o líder da Volta a Portugal, Leangel Linarez continua como líder da classificação dos pontos, Pablo Garcia (BAI Sicasal Petro de Luanda) é o novo líder da juventude, Luís Ángel Maté continua como líder da Montanha e a Glassdrive / Q8 / Anicolor lidera por equipas!


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Matias Novo / Podium Events