João Almeida é 2º no Tour de Pologne ganho por Matej Mohoric! Tim Merlier vence etapa final!

O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a última etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 167km entre Zabrze e Krakow, batendo ao sprint o neerlandês Arvid De Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) e o colombiano Fernando Gaviria (Movistar Team).

A etapa começou com a UAE a impor um ritmo alto no pelotão para que a fuga não se formasse e para que João Almeida (UAE Team Emirates) lutasse pelo sprint bonificado. A 102km do fim, Matej Mohoric (Bahrain Victorious) e João Almeida estavam bem colocados na frente do pelotão e os dois preparavam para lutar pelo sprint intermédio. 1km depois, no sprint bonificado, Mohoric acabou por ser mais forte que o português e foi neste momento que o esloveno garantiu a vitória na geral.

Almeida bem tentou mas não conseguiu bater Mohoric no sprint bonificado (Foto: Szymon Gruchalski)

A 95km do fim, os ataques começaram para tentar formar-se a fuga do dia mas nenhum deles teve sucesso. 5km depois, Dorian Godon (AG2R Citroen Team), Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Marcin Budzinski (Poland National Team) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. A 65km do fim, o trio da frente tinha 1:12 de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, na primeira contagem do dia, Scaroni foi o primeiro a passar no topo.

A 37km do fim, na segunda contagem do dia, Godon foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, no sprint intermédio, Budzinksi foi buscar a pontuação máxima. A 17km da meta, Scaroni cedeu e foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Godon e Budzinski também foram alcançados pelo pelotão. A 8km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Pascal Ackermann (UAE Team Emirates). Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) ficou preso na queda mas o polaco reentrou no pelotão.

Tim Merlier bisou na última etapa do Tour de Pologne (Foto: Szymon Gruchalski)

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A cerca de 1km da meta, um ciclista da Alpecin-Deceuninck atacou mas acabou por ser alcançado a cerca de 550 metros da meta pelo pelotão que era comandado por Bert Van Lerberghe (Soudal Quick-Step). A cerca de 400 metros da meta, Matteo Moschetti (Q36.5 Pro Cycling Team) tentou surpreender com um sprint de longe e tinha Gaviria e De Kleijn na sua roda. A 200 metros da meta, Merlier lançou o seu sprint e colocou-se ao lado de Gaviria que estava a passar Moschetti. Nos últimos metros, Merlier passou Gaviria e o belga aguentou o forte sprint de De Kleijn para vencer assim a etapa final do Tour de Pologne.

João Almeida e Rúben Guerreiro (Movistar Team) foram 35º e 38º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Matej Mohoric é assim o grande vencedor do Tour de Pologne batendo João Almeida por 1s e Michal Kwiatkowski por 17s. Mohoric também venceu a classificação por pontos. Markus Hoelgaard (Lidl – Trek) venceu a classificação da montanha e Patryk Stosz (Poland National Team) venceu a classificação dos sprints intermédios. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.

Matej Mohoric venceu a 80ª edição do Tour de Pologne (Foto: Ilario Biondi/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock