Kasper Asgreen conquista em fuga a sua primeira vitória numa grande volta na etapa 18 do Tour de France!
O dinamarquês Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) venceu a décima oitava etapa do Tour de France, uma ligação de 184.9km entre Moûntiers e Bourg-en-Bresse, o neerlandês Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) e o norueguês Jonas Abrahamsen (Uno-X Pro Cycling Team).
A décima oitava etapa começou com diversas tentativas de ataque com Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Kasper Asgreen e Jonas Abrahamsen a formarem a fuga do dia. A 124km do fim, os três da frente tinham 1:00 de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, na primeira contagem do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo.
A 80km do fim, na segunda contagem do dia, o norueguês foi novamente o primeiro a passar no alto. O trio da frente tinha apenas 40s de vantagem sobre o pelotão. Alguns ciclistas tentaram saltar do pelotão para fazerem a ponte para a frente da corrida, mas nenhum deles teve sucesso. A 78km do fim, mais ciclistas tentaram sair do pelotão, mas mais uma vez não conseguiram ganhar um espaço importante.
A 67km do fim, Pascal Eenkhoorn atacou e o neerlandês tentava juntar-se aos três da frente. 5km depois, Campenaerts esperou pelo seu colega de equipa e os dois conseguiram fazer a ponte para Asgreen e Abrahamsen. A 52km do fim, no sprint intermédio, Abrahamsen foi buscar a pontuação máxima. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser quinto no sprint intermédio. O quarteto da frente tinha cerca de 1:00 de vantagem sobre o pelotão.
A 20km da meta, os quatro da frente estavam a resistir e tinham cerca de 40s de vantagem sobre o pelotão. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão, mas nenhuma delas teve conseguir alcançar os quatro da frente que mantinham um forte ritmo, apesar da vantagem que tinha sobre o pelotão estar a diminuir.
No último km, na frente da corrida, Campenaerts comandava o grupo. No pelotão, o comboio da Alpecin-Deceuninck passou para a frente do grupo e tentava fechar o espaço. A cerca de 350 metros da meta, Campenaerts abriu para o lado. 100 metros depois, Abrahamsen tentou surpreender e lançou o sprint de longe. O norueguês acabou por ser ultrapassado por Asgreen que tinha Eenkhoorn na sua roda. O neerlandês não conseguiu passar o dinamarquês que se estreou assim a vencer numa grande volta. Jasper Philipsen foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 4º.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 100º a 50s e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) 124º a 1:16.
Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) segue o melhor jovem. Giulio Ciccone (Lidl – Trek) manteve a liderança da classificação da montanha e Jasper Philipsen manteve a classificação por pontos. Victor Campenaerts foi o combativo do dia.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de capa: Le Tour de France