Eleonora Gasparrini estreia-se a vencer no World Tour na etapa 3 do Tour de Suisse!
A italiana Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) venceu a terceira etapa do Tour de Suisse Women, uma ligação de 120.8km entre St.Gallen e Ebnat-Kappel, batendo ao sprint a cubana Arlenis Sierra (Movistar Team) e a checa Tereza Neumanova (Liv Racing TeqFind).
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. O ritmo da corrida manteve-se elevado e durante alguns kms, nenhum ataque aconteceu. A cerca de 70km do fim, várias ciclistas saltaram do pelotão, mas nenhum desses ataques foi capaz de formar a fuga do dia. A cerca de 67km do fim, Becky Storrie (Team DSM) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 10km depois, a britânica foi alcançada pelo pelotão. A 53km do fim, Juliette Labous (Team DSM) perdeu o contacto com o pelotão e a francesa acabou por abandonar a corrida por causa de problemas de estômago.
A 51km do fim, na primeira contagem do dia, Elise Chabbey (Canyon // SRAM Racing) foi a primeira a passar no topo. 2km depois, Brodie Chapman (Trek – Segafredo) sofreu uma queda, mas a campeã australiana conseguiu reentrar no pelotão. A 44km do fim, Paula Patiño (Movistar Team) atacou e a colombiana foi seguida por Blanka Vas (Team SD Worx), Pauliena Rooijakkers (Canynon // SRAM Racing) e Eva Van Agt (Jumbo – Visma). 3km depois, Julie Van de Velde (Fenix-Deceuninck) e Urska Zigart (Team Jayco-Alula) saltaram do pelotão e tentavam chegar às quatro da frente. A 39km do fim, Rachel Neylan (Cofidis) saiu do pelotão e tentava juntar-se às duas perseguidoras.
A 36km do fim, Van de Velde e Zigart juntaram-se ao grupo da frente. 2km depois, no único sprint intermédio, Vas foi buscar a pontuação máxima. Neylan foi alcançada pelo pelotão. A 16km do fim, as seis da frente tinham 36s de vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Clara Koppenburg (Cofidis) atacou e a alemã tentava fazer a ponte para as seis da frente. A cerca de 13km da meta, Zigart atacou e ficou isolada na frente da corrida. No pelotão, Olivia Baril (UAE Team ADQ) atacou e juntou-se a Koppenburg, mas as duas acabaram por ser alcançadas. Zigart tinha cerca de 50s de vantagem sobre o pelotão.
A 11km da meta, na última contagem do dia, Zigart foi a primeira a passar no topo. No pelotão, Niewiadoma atacou e a polaca tentava chegar a Van de Velde, Vas, Van Agt e Patiño. A cerca de 10km da meta, Floortje Mackaij (Movistar Team), Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco-Alula), Niamh Fisher-Black (Team SD Worx), Claire Steels (Israel – Premier Tech Roland) e Lotte Claes (Stade Rochelais Charente-Maritime) ficaram envolvidas numa queda.
A 9km da meta, Niewiadoma alcançou as quatro perseguidoras e a atacou de imediato. Van de Velde não conseguiu seguir o ataque da polaca, mas reentrou no grupo perseguidor 1.5km depois. Zigart tinha 27s de vantagem sobre as perseguidores e 34s sobre o pelotão. A 6km da meta, as perseguidoras foram alcançadas pelo pelotão que era comandado pela Team SD Worx.
A 1km da meta, Demi Vollering (Team SD Worx) comandava o pelotão e tinha Blanka Vas na sua roda. A cerca de 100 metros da meta, Zigart acabou por ser alcançada e Sierra foi quem lançou o sprint final. A cubana parecia que ia para a vitória, mas vinda de trás, Gasparrini mostrou o seu forte sprint em pequenas rampas ao conseguir passar Sierra, nos últimos metros, para vencer a etapa 3 do Tour de Suisse. Neumanova não estava bem colocada, nos metros finais, mas a checa aproveitou a roda de Gasparrini, no sprint final, e conseguiu ser terceira.
A SD Worx lançou Vas no sprint final, mas a húngara acabou por não ter pernas por causa de ter estado na fuga, mas ainda assim foi quarta. Alexandra Manly (Team Jayco-Alula) ainda não está na sua força máxima, mas a australiana conseguiu ser quinta ao sprint. Ruby Roseman-Gannon e Amanda Spratt (Trek – Segafredo) foram as maiores derrotadas do dia, as australianas cruzaram a linha de meta a 1:12 da vencedora.
Marlen Reusser (Team SD Worx) manteve a liderança da classificação. Victoire Berteau (Cofidis) é a nova líder da juventude e Blanka Vas é a nova líder da classificação por pontos. Elise Chabbey manteve a liderança da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Getty Images