Michael Woods conquista a etapa rainha e é o novo líder da Route d’Occitanie! Guerreiro no top10!

O canadiano Michael Woods (Israel – Premier Tech) venceu a etapa rainha da Route d’Occitanie, jornada que ligava Gimont à estação Nistos Cap Nestès, num total de 189km, batendo ao sprint o espanhol Cristian Rodriguez (Team Arkéa – Samsic) nos últimos 175m para ser tornar o novo líder da classificação geral! O espanhol Jesus Herrada (Cofidis) foi terceiro a 13s.

A etapa 3 da Route d’Occitanie foi bastante atacada desde o início, com vários grupos a formarem-se, mas sempre a serem apanhados pelo pelotão, que não deixou hipóteses a ninguém durante os primeiros 40km. Pouco depois desse momento, um grupo de 12 ciclistas com Joris Delbove e Théo Delacroix (St. Michel – Mavic – Auber 93), Josu Etxeberria (Caja Rural – Seguros RGA), Célestin Guillon e Thomas Boudat (Van Rysel – Roubaix Lille Métropole), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Benoît Cosnefroy (AG2R Citröen Team), Pelayo Sanchez (Burgos – BH), Fabien Doubey e Sandy Dujardin (TotalEnergies), Laurent Pichon (Team Arkéa – Samsic) e Maxime Urruty (Nice Métropole Côte d’Azur) escapou e formou a fuga do dia, chegando a ter 6min de vantagem sobre o pelotão.

Parte do grupo escapado na etapa 3 da Route d’Occitanie (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Na passagem pelo primeiro sprint intermédio do dia, em Aurignac, ao km 63, Sandy Dujardin levou a melhor sobre os restantes, conquistando a pontuação máxima. Na primeira contagem de montanha do dia, o Col de Larrieu, ao km 100, 4 ciclistas tentavam fazer a ponte para a fuga, mas não obtiveram sucesso, enquanto na frente, Etxeberria passava à frente de todos na contagem. Neste preciso momento era a Israel – Premier Tech quem controlava a corrida, diminuindo a diferença para a fuga para abaixo dos 5min.

Já na segunda contagem de montanha do dia, no Col de Menté, a 62km do fim era Pelayo Sanchez quem levava a melhor sobre os restantes. Nessa mesma altura o pelotão já tinha diminuído a diferença para cerca de 2min, numa fuga mais pequena do que aquela que se inicialmente formou e num pelotão mais curto do que havia começado, com a AG2R Citröen Team e a Israel – Premier Tech a controlarem a corrida por esta altura. Já no segundo sprint intermédio do dia, em Grottes de Cargas, a 26km do fim, foi a vez de Lorenzo Germani levar a melhor sobre os colegas da fuga.

Um pouco antes entrarem na parte decisiva do dia, o pelotão apanhava a fuga, mas na subida final formou-se logo nos primeiros kms um grupo com 11 ciclistas na frente, com a Israel – Premier Tech a impor um ritmo alto, para que Michael Woods atacasse mais à frente. Nesta altura começam os variados ataques, primeiro por parte de Diego Camargo (EF Education – EasyPost), com Domenico Pozzovivo (Israel – Premier Tech) a conseguir apanhá-lo. Rapidamente contra-atacou Ruben Guerreiro (Movistar Team), sendo acompanhado por Michael Woods, Cristian Rodriguez, Diego Camargo e Jesus Herrada.

A pouco mais de 4km do fim era a vez de Michael Woods atacar, com Cristian Rodriguez a ser o único que o conseguiu acompanhar, e os dois seguiram na frente até ao fim. Um pouco antes do último km, Cristian Rodriguez tentou atacar e deixar o canadiano para trás, mas sem sucesso. Nos 175m finais, Woods iniciava o seu sprint e deixava para trás o espanhol, vencendo no topo de Nisto Cap Nestès, com 3s de vantagem sobre o mesmo.

Com o triunfo, Woods é agora o líder da classificação geral e Georg Steinhauser (EF Eduaction – EasyPost), sétimo na etapa, é o novo líder da classificação da juventude. Corbin Strong (Israel – Premier Tech) continua como líder da classificação por pontos, Carlos Garcia com líder da montanha e a Movistar comanda agora por equipas!

O português Ruben Guerreiro (Movistar) foi 6º na etapa, a 24s do vencedor, e é agora em 9º na classificação geral, a 1:21 de Michael Woods.

Michael Woods é o novo líder da Route d’Occitanie! (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock