Paul Penhoet conquista o Tour du Finistere e estreia-se a vencer pela Groupama – FDJ!
O francês Paul Penhoet venceu ao sprint a 37ª edição do Tour du Finistere, conquistando a sua primeira vitória com a equipa principal da Groupama – FDJ! Num final em que o pelotão chegou muito alongado, Penhoet arrancou a cerca de 200m e triunfou perante Sandy Dujardin (TotalEnergies) e Axel Zingle (Cofidis), segundo e terceiro, respetivamente, após 194km de corrida desde Saint-Evarzec até Quimper.
Em nova edição do Tour du Finistere, clássica destinada aos puncheurs em terras francesas, assistimos a uma corrida bastante animada e a um final intenso. O dia começou com a rápida formação da fuga, composta por Calum Johnston (Caja Rural – Seguros RGA), Iker Ballarin Manso (Euskaltel – Euskadi), Carlos Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Matisse Julien (Team Ecoflo Chronos) e Axel Narbonne-Zuccarelli (Nice Métropole Côte d’Azur), que ganharam cerca de 3min sobre o pelotão.
Foi já com cerca de 40km para o fim que o cenário se acabou por alterar, com os cinco homens escapados a serem alcançados pelo pelotão. Na resposta foram Laurence Pithie (Groupama – FDJ) re Luca van Boven (Bingoal WB) a escapar e a ganhar cerca de 1min para o pelotão, que os controlou à distância, sabendo que desta forma não existiriam tantos atrevimentos ao longo das várias rampas e colinas no final.
A aventura da dupla terminou com cerca de 10km para o fim, e foi a Lotto Dstny a tomar conta das hostilidades com vários ataques, sem que, no entanto, qualquer um deles tivesse sucesso. Foram os experientes Stan Dewulf (AG2R Citroen Team) e Anthony Delaplace (Arkea – Samsic) a ganhar alguma vantagem, mas quando parecia que a vitória se discutiria a dois, surgiu o pelotão, já bastante reduzido e alongado, com um grande trabalho da Cofidis para os alcançar. O sprint rapidamente se lançou, e foi Penhoet a surgir lançado para conquistar um grande triunfo, o seu primeiro com a equipa principal da Groupama – FDJ, batendo Dujardin e Zingle nos metros finais!
André Carvalho (Cofidis) foi o único português à partida, mas não terminou a corrida.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com