Marta Lach vence etapa inaugural e é a primeira líder do Bretagne Ladies Tour! Maria Martins foi 18ª!

A polaca Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) venceu a primeira etapa do Bretagne Ladies Tour, que se distanciou por 123.9km com partida e meta em Kerlouan. A discussão pelo segundo lugar foi ao sprint, sendo Alessia Vigilia (Top Girls Fassa Bortolo) a mais forte sobre Coralie Demay (St Michel – Mavic – Auber 93). Ambas ficaram a 3s da vencedora. A única portuguesa em prova, Maria “Tata” Martins, da Fenix-Deceuninck, ficou a 52s da polaca, chegando no 18º lugar na etapa.

A etapa inaugural do Bretagne Ladies Tour começou sem transmissão televisiva, o que dificultou o acompanhamento dos primeiros kms. Quando começou a transmissão, já havia um corte com Alessia Vigilia (Top Girls Fassa Bortolo), Lea Lin Teutenberg e Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling), India Grangier (Team Coop – Hitec Products), Audrey Cordon-Ragot e Lily Williams (Human Powered Health), Flora Perkins (Fenix – Deceuninck), Danielle de Francesco (Arkéa Pro Cycling Team), Wictoria Pikulik e Dominika Wlodarczyk (Mat Atom Deweloper Wroclaw), Coralie Demay (St Michel – Mavic – Auber 93), Britt Knaven e Ilse Pluimers (AG Insurance – Soudal Quick-Step) na frente da corrida.

Chegava a fase final do circuito, com 5 voltas ao circuito local. Na primeira passagem, quando faltavam ainda 37km para a meta, o primeiro grupo levava uma vantagem de 1min sobre o pelotão. Com a FDJ – Suez, a Cofidis e a Ceratizit a imporem o ritmo na dianteira do pelotão, a vantagem para a fuga ia diminuindo para 50s.

A esta altura já se tinham juntado à fuga: Eri Yonamine (Human Powered Health), Valentin Fortin (Cofidis Women Team), Maaike Boogard e Romy Kasper (AG Insurance – Soudal Quick-Step), Anastasia Carbonari (UAE Development Team), Amandine Fouquenet e Marie-Morgane Le Deunff (Arkéa Pro Cycling Team), que levavam 40s de vantagem sobre o pelotão.

Na terceira passagem pela meta, Marta Lach bonificou no sprint intermédio. Quando faltavam duas voltas, apenas 21s distanciava o pelotão da fuga.

Cordon-Ragot e Kasper decidiram atacar, enquanto Lach, Wlodarcyzk, Vigilia e Demay seguiram-nas, já na última volta. Vigilia e Wlodarcyzk atacaram nos kms finais, mas o grupo conseguiu segui-las. Até à meta, foram várias as corredoras que tentaram acelerar na frente, mas foi Marta Lach a 500m, que conseguiu distanciar-se. Todas sprintaram para a tentar alcançar, mas Marta Lach foi mesmo a mais forte, deixando o resto do grupo a 3s. Alessia Vigilia foi mais forte ao sprint do que Coralie Demay, alcançando o segundo posto e Demay o terceiro. Tata Martins chegou integrada no pelotão na 18ª posição, a 52s de Lach.

Lach é a primeira líder da geral, dos pontos e da montanha, Vigilia é a primeira líder da juventude e a Ceratizit – WNT Pro Cycling é a melhor equipa. Tata está no 19º lugar na geral, a 01:08 de Lach.

O Pódio do Dia

O pódio do dia com Coralie Demay – Marta Lach – Alessia Vigilia (da esquerda para a direita)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Arne Mill

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock