Ally Wollaston vence a última etapa e sagra-se a grande vencedora do Festival Elsy Jacobs!
A campeã neozelandesa Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Quick-Step Team) venceu a última etapa do Festival Elsy Jacobs, uma ligação de 115.8km entre Luxembourg e Garnich, batendo ao sprint a italiana Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) e a neerlandesa Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team).
A última etapa começou com um ritmo baixo. Nos kms iniciais, Marie-Morgane Le Deunff (Team Arkéa-Samsic) saiu do pelotão e ficou isolado na frente da corrida. A 80km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvida a portuguesa Tata Martins (Fenix-Deceuninck). Todas as ciclistas que estiveram envolvidas na queda voltaram à bicicleta. 7km depois, Alice Palazzi (Top Girls Fassa Bartolo) saltou do pelotão e juntou-se a Le Deunff na frente da corrida.
A 66km do fim, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling Team) foi a primeira a passar no topo. A 50km do fim, Wollaston foi buscar 3s de bonificação num sprint intermédio. Bastianelli 2s e Femke Gerritse (Parkhotel Valkenburg) 1s.
A 32km do fim, vários ataques provocaram um corte no pelotão. 6km depois, Wollaston e Bastianelli reentraram no grupo da frente. Poucos kms depois, o grupo de cerca de vinte e cinco ciclistas que estava na frente da corrida foi alcançado pelo pelotão. A 19km da meta, Christine Majerus (Luxembourg National Team) tentou isolar-se na frente da corrida, mas a luxemburguesa não teve sucesso. 5km depois, Megan Armitage (Team Arkéa-Samsic) atacou mas a irlandesa não conseguiu ganhar um espaço importante.
A 6.1km da meta, Koster atacou e a neerlandesa foi seguida por Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) e Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling). Poucos metros depois, Kerbaol cedeu e foi passada por Wollaston, Bastianelli e Alice Maria Arzuffi (Ceratizit-WNT Pro Cycling) que alcançaram as duas da frente. Nos últimos kms, Gasparrini tentou várias vezes isolar-se na frente da corrida, mas Wollaston não deixou a italiana ganhar uma vantagem importante.
A 1km da meta, Gasparrini comandava o grupo da frente que via o pelotão aproximar-se. A cerca de 175 metros da meta, Wollaston lançou o sprint com Bastianelli na sua roda. A italiana não conseguiu passar a campeã neozelandesa que venceu assim a segunda etapa do Festival Elsy Jacobs. Koster conseguiu aguentar o forte sprint das ciclistas do pelotão para ser terceira.
Tata Martins foi 57ª, na etapa, a 8:19. Na geral, a portuguesa foi 63ª a 19:13.
Ally Wollaston é assim a grande vencedora da classificação geral, batendo Marta Bastianelli por 1s e Anouska Koster por 14s. Wollaston também venceu a classificação por pontos e a juventude. Nina Berton venceu a classificação da montanha. A Ceratizit-WNT Pro Cycling foi a melhor equipa.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Festival Elsy Jacobs