Marta Bastianelli é a mais forte ao sprint e é a primeira líder do Festival Elsy Jacobs!
A italiana Marta Bastianelli (UAE Team ADQ) venceu a primeira etapa do Festival Elsy Jacobs, uma ligação de 111.1km entre Luxembourg e Steinfort, batendo ao sprint a neozelandesa Ally Wollaston (AG Insurance-Soudal Quick-Step) e a italiana Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ).
A primeira etapa começou com um ritmo alto. A 81km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Anouska Koster (Uno-X Pro Cycling Team) foi buscar 3s de bonificação, Gasparrini 2s e Wollaston 1s. 20km depois, na primeira contagem do dia, Nina Berton (Ceratizit-WNT Pro Cycling) foi a primeira a passar no topo. A 54km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Bastianelli foi buscar 3s de bonificação, Koster 2s e Wollaston 1s.
A 48km do fim, Gaia Masetti (AG Insurance-Soudal Quick-Step) atacou e ficou isolada na frente da corrida. 5km depois, a italiana foi alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, Berton atacou e ficou isolada na frente da corrida. A 44km do fim, na segunda contagem do dia, a ciclista da Ceratizit foi a primeira a passar no topo. 14km depois, a vantagem de Berton sobre o pelotão era de 33s. A 26km do fim, na última contagem do dia, a luxemburguesa foi a primeira a passar no topo. 5km depois, Berton foi alcançada pelo pelotão.
A 9km da meta, a Uno-X Pro Cycling Team aumentou o ritmo do pelotão que começava a partir. 3km depois, Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) tentou sair do pelotão mas a italiana não teve sucesso. A cerca de 3.5km da meta, Koster atacou e a neerlandesa foi seguida por Christine Majerus (Luxembourg National Team), Arianna Fidanza (Ceratizit-WNT Pro Cycling) e Gasparrini. Poucos metros depois, Wollaston saiu do pelotão e conseguiu juntar-se ao grupo da frente a cerca de 2km do fim.
No último km, as cinco da frente começaram a marcar-se. A cerca de 600 metros da meta, Wollaston cometeu um erro na curva e logo a seguir, Majerus atacou mas a luxemburguesa não conseguir isolar-se e Wollaston reentrou. Nos metros finais, o pequeno pelotão alcançou as cinco da frente devido a um grande trabalho de Bertizzolo. No sprint final, Bastianelli acabou por ser a mais forte e a italiana conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Wollaston podia ter vencido se não cometesse o erro a 600 metros da meta, mas ainda assim conseguiu um excelente segundo lugar. Gasparrini mostrou mais uma vez a sua enorme evolução com o terceiro lugar na etapa.
A portuguesa Tata Martins (Fenix-Deceuninck) foi 66ª a 10:31.
Bastianelli é a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Wollaston é a primeira líder da juventude e Berton a primeira líder da classificação da montanha.
Pódio da etapa
![](https://www.ciclismomundialblog.com/wp-content/uploads/2023/04/2023-festival-elsy-jacobs-stage-1-podium-1024x768.jpg)
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Ceratizit Festival Elsy Jacobs