Dorian Godon vence a De Brabantse Pijl com ataque a 50km do fim!
O francês Dorian Godon (AG2R Citroen Team) venceu a clássica belga De Brabantse Pijl, com 205.5km entre Leuven e Overijse, após ter estado 50km em fuga! Na segunda posição ficou o irlandês Ben Healy (EF Education – EasyPost) e em terceiro, com um ataque nos kms finais a partir do pelotão, o francês Benoît Cosnefroy (AG2R Citroen Team), a 21s, naquilo que foi um bom dia para a equipa francesa!
A Brabantse Pijl de 2023 começou logo com um ataque nos primeiros kms, mas que não obteve qualquer sucesso. Nos primeiros 10km formou-se aquela que seria a fuga do dia com Johan Meens (Bingoal WB), Sander de Pestel (Team Flanders – Baloise), Rory Townsend (Bolton Equities Black Spoke) e Tord Gudmestad (Uno-X Pro Cycling Team), que chegaram a ter uma vantagem de 6:05 sobre o pelotão.
Nos primeiros 50km Martin Svrček (Soudal – Quick Step) foi o principal azarado com uma queda, numa corrida perfeitamente tranquila até essa altura, sem grandes movimentações. A 80km do fim, Greg Van Avermaet (AG2R Citroen Team) cai, numa altura em que pelotão tinha diminuído a diferença para a fuga para 3:05. No km a seguir, uma nova queda envolveu três ciclistas, dois dos quais Nick Schultz (Israel – Premier Tech) e Jason Osborne (Alpecin – Deceuninck), e fez com que o pelotão se partisse. A 69km do fim houve vários ataques, mas sem sucesso algum. 9km depois foi o francês Rémi Cavagna (Soudal Quick-Step) a mexer e a conseguir escapar, naquele que seria um ataque que iria decidir como a corrida se ia desenrolar.
Com cerca de 50km pela frente, Ben Healy, Dorian Godon, Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) e Andreas Kron (Lotto Dstny) contra-atacaram e conseguiram alcançar Cavagna e Gudmestad, o único da fuga que conseguiu aguentar o ritmo do francês. A cerca de 40km do fim, o alemão Kim Heiduk (INEOS Grenadiers) tentou atacar, mas não foi capaz de escapar ao pelotão. Na frente, Ben Healy procurou também escapar, mas foi alcançado a 34km do fim pelo grupo onde seguia previamente. A 32km do fim, Healy e Godon ganharam uma pequena vantagem sobre os restantes ciclistas do grupo, mas todos se juntaram rapidamente, numa fuga que ganhava cada vez mais distância sobre o pelotão.
A 20km do fim Tod Gudmestad, que esteve praticamente na fuga todo o dia, não aguentou o ritmo dos restantes ciclistas da frente e descolou. Pouco depois, foi a vez de Eriksson e de Kron ficarem para trás, quando no pelotão Pascal Eenkhoorn e Florian Vermeersch (Lotto Dstny) tentavam mexer com a corrida, mas sem obter sucesso. A 16km do fim, Cavagna já não aguentava o ritmo da frente e começou a ficar para trás, deixando Godon e Healy sozinhos. Notava-se que o irlandês já estava nos seus limites na última passagem pelo Moskestraat, mas aguentou até ao fim, acabando por perder ao sprint para Godon. Na luta pelo terceiro lugar, Cosnefroy atacou na rampa final e passou Cavagna nos últimos metros para completar o pódio.
André Carvalho (Cofidis), a única presença portuguesa, não terminou a corrida.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com