Alexander Kamp conquista Tour Region Pays de la Loire e faz história para a Tudor! Fredrik Dversnes vence etapa final!
O norueguês Fredrik Dversnes (Uno-X Pro Cycling Team) venceu a etapa final do Tour Region Pays de la Loire, uma ligação de 177.8km entre Sablé-sur-Sarthe e Le Mans, sendo o mais forte num sprint a seis para conquistar a sua segunda vitória em oito dias! O Campeão da Dinamarca, Alexander Kamp (Tudor Pro Cycling Team), foi segundo, e conquistou a primeira edição desta corrida, dando também à Tudor a sua primeira corrida por etapas! O francês Jeremy Leveau (GO Sport – Roubaix Lille Métropole) foi terceiro na jornada.
Em dia de jornada decisiva em Pays de la Loire, tivemos uma corrida com grande espetáculo e muitos ataques, como qualque adepto gosta de ver! O dia começou de forma rápida logo com um sprint interméido ao km 13.5, em que Bryan Coquard (Cofidis), o líder da geral, passou na frente e ganhou 3s, com Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost), segundo à geral e líder da juventude a ser segundo e a ganhar 2s.
A fuga do dia formou-se após este sprint, num grupo de seis unidades com Lasse Norman Hansen (Uno-X Pro Cycling Team), Rasmus Pedersen (CIC U Nantes Atlantique), Rudy Barbier (St. Michel – Mavic – Auber 93), Norman Vahtra (GO Sport – Roubaix Lille Métropole), Ignatas Konovalovas (Groupama – FDJ) e Nathan Vandepitte (Bingoal WB) que ganhou cerca de 3min de vantagem sobre o pelotão. Os seis foram trabalhando bem na dianteira, e ao km 59 foi Norman Hansen a passar na frente na segunda categoria do Côte du Berloquet.
O grupo seguiu até ao circuito local com vantagem confortável, entrando nessa nova fase a 55km do fim, já depois de Vahtra ter vencido o sprint intermédio em Mulsanne. Vandepitte foi o primeiro a ceder terreno na frente, e a 47km da meta os cinco que na frente restavam já tinham apenas 1min de vantagem sobre o pelotão. Konovalovas, Hansen e Pedersen acabaram por ser os que melhor conseguiram resistir, mas tinham o destino à vista com 35s de vantagem a 38km do fim.
Com 34km por percorrer, um ataque acabou por fracionar o pelotão, colocando Paul Penhoet (Groupama – FDJ), Ben Healy (EF Education – EasyPost), Lorrenzo Manzin e Valentin Ferron (TotalEnergies), Alexis Guerin (Bingoal WB), Leveau e Kamp em posição intermédia. 8km depois, este grupo chegou à frente, com Kevin Vauquelin (Arkea – Samsic) a conseguir também fazer a ponte, quando os escapados perdiam o contacto. A 25s, em posição intermédia seguiam Coquard, Dversnes, James Shaw e Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost), e ainda Nolann Mahoudo (CIC U Nantes Atlantique).
Na chegada ao Côte de Gaznofier, a 17km do fim, Manzin atacou na frente, mas foi a movimentação de Healy a ser decisiva, para eliminar o francês que havia atacado e também Penhoet. Guerin e Leveau passaram por dificuldades, mas conseguiram aguentar. O irlandês efetuou ataque atrás de ataque, mas não estava a conseguir escapar. Mais atrás, a 9.5km do fim, o grupo de Coquard recebia companhia para os kms finais.
A 6.5km da meta, um novo ataque na dianteira, agora por Kamp, que era já o virtual líder da geral, resultou numa nova situação de corrida, com apenas Vauquelin, Healy e Ferron a conseguirem seguir o Campeão Dinamarquês. Pouco depois, foram Leveau e o atacante Dversnes, que se haviam juntado em posição intermédia, a conseguirem chegar à frente, com apenas 3.6km pela frente. Em novo ataque de Healy, a 2.2km do fim, apeans Ferron e Kamp seguiram de imediato, mas foi o norueguês Dversnes a fazer um excelente trabalho para os 6 se voltarem a unir no km final. Com o Campeão da Dinamarca a abrir o sprint, foi Dversnes quem embalou a partir de trás e encontrou po espaço decisivo para conquistar a sua segunda vitória em 8 dias!
Kamp cortou a meta em segundo, e assegurou a vitória na geral, com o norueguês a 11s, e Ferron a 15s, ele que terminou na sexta posição da etapa. Healy venceu a juventude, com 1s sobre Vauquelin, enquanto Marijn van den Berg assegurou a regularidade e Leo Danes (CIC U Nantes Atlantique) a montanha. A EF Education – EasyPost foi a melhor equipa.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Anouk Flesch