Ide Schelling conquista a sua primeira vitória no World Tour na etapa 2 da Itzulia Basque Country!

O neerlandês Ide Schelling (Bora-Hansgrohe)venceu a segunda etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 193.8km entre Viana e Leitza, batendo ao sprint o italiano Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula) e o francês David Gaudu (Groupama-FDJ).

A segunda etapa começou com diversas tentativas de ataque com Javier Romo (Astana Qazaqstan Team), Jesús Esquerra (Burgos-BH), Carlos Garcia Pierna (Equipo Kern Pharma), Alan Jousseaume (TotalEnergies), Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) e Jon Barrenetxea (Caja Rural – Seguros RGA) a formarem a fuga do dia. A 162km do fim, os seis da frente tinham quase 6:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Movistar Team e pela Ineos Grenadiers.

A 117km do fim, Barrenetxea foi mais forte que Romo e foi o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia. 47km depois, na segunda contagem do dia, o espanhol foi novamente o primeiro a passar no topo. A 64km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Jousseaume foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, Garcia Pierna perdeu o contacto com a frente da corrida. Logo a seguir, na terceira contagem do dia, Barrenetxea foi o primeiro a passar no topo.

A 48km do fim, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) perdeu o contacto com o pelotão. O britânico esteve a trabalhar para o seu líder Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) e deverá fazer o mesmo nos próximos dias. Logo a seguir, Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) tentou sair do pelotão mas não teve sucesso. A 47km do fim, Mikel Landa (Bahrain Victorious) atacou e o espanhol tentava fazer a ponte para a frente da corrida. Juaristi e Esquerra perderam o contacto com a frente da corrida e foram alcançados pelo pelotão.

A 45km do fim, Landa alcançou Barrenetxea e os dois tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. Poucos kms depois, na quarta contagem do dia, Romo foi o primeiro a passar no topo. A 41km do fim, Landa e Barrenetxea juntaram-se a Romo e Jousseaume na frente da corrida. 13km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Landa foi buscar 3s de bonificação. A 23km do fim, Barrenetxea e Romo perderam o contacto com a frente da corrida e foram alcançados pelo pelotão. Poucos kms depois, Jousseaume cedeu e foi alcançado pelo pelotão.

A 18km da meta, Landa foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Lilian Calmejane (Intermarché-Circus-Wanty) atacou e ficou isolado na frente da corrida. Poucos metros depois, Abel Balderstone (Caja Rural – Seguros RGA) saltou do pelotão e juntou-se a Calmejane na frente da corrida. A 9km da meta, David de La Cruz (Astana Qazaqstan Team) atacou e o espanhol alcançou os dois da frente. Uns kms depois, os três da frente foram alcançados pelo pelotão. Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) teve um problema mecânico a 5km da meta. Na descida, após a última contagem do dia, Marc Soler (UAE Team Emirates) sofreu uma queda.

A cerca de 2.5km para a meta, na descida, Alex Aranburu (Movistar Team) tentou isolar-se na frente da corrida, mas Sobrero não deixou o espanhol ganhar um espaço importante. Nos metros finais, Schelling acelerou e colocou-se na frente da corrida. Nos últimos metros, ninguém teve capacidade para passar o neerlandês que conquistou assim a sua primeira vitória no World Tour. Aranburu bem tentou vencer a etapa mas o espanhol acabou por ser mais uma vez quarto. Enric Mas (Movistar Team) chegou cortado a 11s e Martinez chegou a 30s por causa do problema mecânico.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi o melhor português e terminou em 10º com o mesmo tempo do vencedor. Nelson Oliveira (Movistar Team) também chegou no grupo principal e terminou em 21º. Algo pode ter acontecido a Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) que foi 128º a 12:57.

Schelling é o novo líder da classificação geral e da juventude. Aranburu é o novo líder da classificação por pontos e Barrenetxea manteve a liderança da classificação da montanha.

Ide Schelling é o novo camisola amarela da Itzulia Basque Country – photo Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2023

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock