Primoz Roglic bate Remco Evenepoel e é o primeiro líder da Volta Catalunya!
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo – Visma) venceu a primeira etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 165km com partida e chegada em Sant Feliu de Guíxols, batendo ao sprint o belga, Campeão do Mundo, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o neerlandês Ide Schelling (Bora-Hansgrohe).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 158km do fim, Rune Herregodts (Intermarché-Circus-Wanty), Pau Miquel (Equipo Kern Pharma), Oscar Onley (Team DSM), Jetse Bol (Burgos-BH) e Alessandro De Marchi (Team Jayco-Alula) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 17km depois, na primeira contagem do dia, Herregodts foi o primeiro a passar no topo. O grupo da frente tinha uma vantagem superior a 4:00 sobre o pelotão.
A 107km do fim, na segunda contagem do dia, Bol foi o primeiro a passar no topo. 40km depois, a Alpecin-Deceuninck e a Cofidis aumentaram o ritmo do pelotão e reduziram a vantagem da fuga para 1:00. A cerca de 60km do fim, Ibai Azurmendi e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. 2km depois, Miquel foi mais forte que Bol e foi o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia.
A 48km do fim, os dois perseguidores foram alcançados pelo pelotão. A vantagem da fuga sobre o pelotão aumentou para 1.30. 16km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Herregodts foi buscar a pontuação máxima. A 29km do fim, Miquel perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. 4km depois, na quarta contagem do dia, Bol foi o primeiro a passar no topo. A 12km da meta, no segundo sprint intermédio do dia, Onley foi buscar a pontuação máxima.
![](https://www.ciclismomundialblog.com/wp-content/uploads/2023/03/2023-volta-a-catalunya-stage-1-joao-almeida.jpg)
A 9km da meta, Bol perdeu o contacto com a frente da corrida. Os três da frente tinham apenas 10s de vantagem sobre o pelotão. 3km depois, o trio da frente foi alcançado pelo pelotão. A 5km da meta, uma queda aconteceu e provocou um corte no pelotão. Adam Yates (UAE Team Emirates) ficou envolvido nessa queda. João Almeida (UAE Team Emirates) ficou cortado mas o português conseguiu reentrar no grupo de Roglic e de Evenepoel numa pequena subida.
Nos últimos kms, a Jumbo – Visma comandava o pelotão. Nos metros finais, Roglic lançou o seu sprint e o esloveno conseguiu aguentar o forte sprint de Evenepoel para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada. Schelling foi mais forte que Maxim Van Gils (Lotto Dstny) e foi terceiro. João Almeida foi 22º com o mesmo tempo do vencedor. O português não estava bem colocado devido à queda que cortou o pelotão, mas ainda assim conseguiu não perder tempo para os principais favoritos. Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Gino Mader (Bahrain Victorious) perderam 10s e Adam Yates perdeu 10:35.
Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 141º a 4:52.
Primoz Roglic é o primeiro líder da classificação geral da classificação por pontos. Evenepoel é o primeiro líder da juventude e Bol é o primeiro da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com