Valentin Madouas entra a ganhar no Tour de Luxembourg!
Valentin Madouas (Groupama-FDJ) conquistou uma vitória a solo na etapa inaugural do Tour de Luxemburgo, sendo o primeiro líder da prova de cinco dias.
O francês aproveitou uma onda de ataques do seu companheiro de equipa, Kevin Geniets, na curta e explosiva subida a 2kms da meta e impediu já na zona mais plana até à meta que a dupla que o perseguia Sjoerd Bax (Alpecin-Deceuninck) e Dorion Godon (AG2R Citroën) o alcançasse. O neerlandês foi 2º, cruzando a meta 3s do francês e
No sprint pelo primeiro lugar entre os homens do reduzido pelotão, Matteo Trentin superiorizou-se frente a Florian Sénéchal.
Rui Oliveira, o único português em prova, cruzou a meta com o pelotão na 49ª posição.
A fuga do dia foi composta pelo espanhol Antonio Jesús Soto (Euskaltel-Euskadi), os dinamarqueses Niklas Eg (Uno-X Pro Cycling) e Kasper Viberg Sogaard (Riwal), o belga Gil Gelders (Bingoal), o neozelandês Tom Sexton (Bolton Equities) e o alemão Justin Wolf (Leopard) que chegaram a ter uma vantagem de 6 minutos, foram alcançados a 10kms da meta, com um pelotão comandado pela QuickStep que queria chegar à vitória através Florian Sénéchal.
Na penúltima subida do dia, faltando onze quilômetros, o sonho dos fugitivos chegou ao fim. O ritmo do pelotão, imposto pela UAE, que tinha perdido apenas 1 elementos, foi consideravelmente alto nas seções íngremes da Côte de Stafelter. Tão alto que nenhum dos favoritos ousou em acelerar.
Cumprida a descida para a última rampa, a FDJ atacou primeiro com Kevin Geniets, com um pelotão a demorar muito tempo a responder. Assim que Geniets foi alcançado, salta, do meio do pelotão, Valentin Madouas para a vitória final. Apenas um duo tenta escapar para o alcançar, mas a aceleração de Madouas foi mais forte que todos.
A segunda etapa será corrida num percurso de 163.4kms com partida e chegada na cidade de Junglinster, muito perto da fronteira com a Alemanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com