Sarreau ajusta contas na abertura do Tour Poitou-Charentes!

Um ano depois de ter caído de forma violenta na última etapa da prova, o francês Marc Sarreau, da AG2R Citröen, venceu ao sprint a primeira etapa do 36º Tour Poitou-Charentes en Nouvelle Aquitaine, e é assim o primeiro líder da competição! No 2º posto, terminou o belga Edward Theuns, da Trek-Segafredo, enquanto o 3º lugar ficou para outro francês, Lorrenzo Manzin, da Total Energies.

A jornada de abertura da prova por etapas francesa trazia uma ligação de 193.1 km, entre Chauray e Périgny, num dia predominantemente plano.

Perfil da etapa 1 do Tour Poitou-Charentes

A fuga do dia foi composta por 6 unidades: Emils Liepins (Trek-Segafredo), Axel Laurance (BB Hôtels-Ktm), Jordan Jegat (Team U Nantes Atlantique), Tristan Delacroix (Nice Métropole Côte d’Azur), Fabien Grellier (TotalEnergies), e Sergio Roman Martin Galan (Caja Rural – Seguros RGA).

O grupo de corajosos passou todo o dia na frente, acabando por ser alcançado apenas a 6 km do risco de meta.

À entrada do km final, houve grande luta por posicionamento, com as formações da Uno-X, da Groupama-FDJ, da AG2R, da B&B Hotels-Ktm, da EOLO-Kometa, entre outras, a esgrimirem argumentos. As estradas eram bastante estreitas, nesta fase, e os encostos eram mais que muitos entre os elementos do pelotão!

Já dentro do km final, os ciclistas tiveram de dar uma volta completa a uma rotunda no acesso à reta da meta, com a Groupama-FDJ a liderar o grupo.

No sprint final, surgiu a Bardiani em boa posição, mas também a AG2R, através de Marc Sarreau. O francês lançou o seu sprint relativamente cedo, mas teve velocidade de ponta suficiente para manter toda a concorrência à margem e garantir um triunfo bem saboroso, depois da dura queda sofrida na edição de 2021 da prova gaulesa.

No 2º posto, terminou o belga Edward Theuns, da Trek-Segafredo, enquanto o 3º lugar ficou para outro francês, Lorrenzo Manzin, da Total Energies.

Com este resultado, Sarreau assume a liderança da corrida, com 2 segundos de avanço sobre Liepins e 4 sobre Theuns.

Iúri Leitão terminou a etapa integrado no pelotão, na 27ª posição, acabando por não conseguir estar na disputa dos lugares cimeiros da tirada. Já Daniel Viegas, da EOLO-Kometa, terminou na penúltima posição, 130º, a 5’39” do vencedor.

Amanhã disputa-se a etapa 2, com uma jornada de 195.5 km, entre Périgny e Vars, em mais um dia praticamente plano, embora desta feita com uma curta subida perto do final.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock