Groenewegen vence em apertado sprint após bater van Aert por 1cm!
O neerlandês Dylan Groenewegen (BikeExchange – Jayco) venceu ao sprint a terceira etapa do Tour de France, uma ligação de 182km entre Vejle e Sonderborg, batendo o camisola amarela, o belga Wout van Aert (Jumbo – Visma) por apenas 1cm, num apertado sprint que precisou de photofinish para determinar o vencedor! O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Fenix) completou o pódio, perdendo por apenas meia roda após ter começado o seu sprint a 350m do fim, com 15 homens à sua frente para ultrapassar!
A terceira etapa do Tour de France marcou a despedida de terras dinamarquesas, com mais uma jornada plana e de encontro aos homens rápidos presentes. A fuga do dia deu-se ao km 0, com apenas um ciclista, o inevitável Magnus Cort (EF Education – EasyPost), que embarcou numa jornada de quase 130km a solitário. Cort animou os espectadores locais, que encheram as estradas para ver o Tour passar, e garantiu a liderança da classificação da montanha por mais um dia, conquistando as três contagens de quarta categoria da jornada.
A 52km do fim, já sem qualquer contagem pela frente, Cort foi alcançado e a etapa seguiu sem grande história até ao sprint final. A 11km do fim, uma queda deu-se a meio do pelotão, sem ninguém ficar magoado com gravidade, mas alguns ciclistas acabaram por ficar cortados para não mais chegar à frente, como foi o caso de Rigoberto Uran (EF Education – EasyPost), Damiano Caruso e Jack Haig (Bahrain Victorious), Louis Mentjes (Intermarche – Wanty – Gobert) e Guillaume Martin (Cofidis), que acabariam por perder 39s.
A Quick-Step liderou os kms finais e entrou na curva final na frente, com Senechal e Morkov a fazerem um excelente lead-out, mas Jakobsen havia ficado para trás, após uma má trajetória na curva o ter levado a ficar preso atrás de um dos homens da Intermarche. A Jumbo abriu o sprint com Wout van Aert por um lado e Christophe Laporte pelo outro, mas Groenewegen aproveitou o espaço entre os dois ciclistas, e saído da roda de Peter Sagan (TotalEnergies) passou o belga sobre o risco de meta para conquistar a vitória.
Com o novo segundo lugar, van Aert aumenta a liderança da geral, tendo agora 7s de vantagem sobre Yves Lampaert (Quick-Step Alpha Vinyl), mas também a da classificação por pontos, onde tem 17pts de vantagem sobre Fabio Jakobsen. Magnus Cort lidera a montanha, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) é o melhor jovem e a Jumbo – Visma lidera coletivamente.
Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) foi 103º, a 39s, e Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost) 164º, a 3:27.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com