King Kong não dá hipótese e é o primeiro líder do Criterium du Dauphiné!
O belga Wout Van Aert (Jumbo – Visma) venceu a primeira etapa do Criterium du Dauphiné, uma ligação de 191.8km entre La Voulte-Sur-Rhône e Beauchastel, batendo ao sprint o britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) e o norte-americano Sean Quinn (EF Education – EasyPost).
A primeira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 178km do fim, Pierre Rolland (B&B Hotels – KTM) atacou e ficou isolado na frente da corrida. 5km depois, Maxime Bouet (Team Arkéa-Samsic) e Laurens Huys (Intermaché – Wanty – Gobert) saíram do pelotão e perseguiam Rolland.
A 172km do fim, na primeira contagem do dia, Rolland foi o primeiro a passar no alto. O francês tinha 30s de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:35 sobre o pelotão. Uns km depois, os dois perseguidores chegaram a Rolland. A 166km do fim, os três da frente tinham 3:10 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Team BikeExchange – Jayco.
A 152km do fim, os três da frente tinham 2:10 de vantagem sobre o pelotão. 1km depois, na segunda contagem do dia, Rolland foi o primeiro a passar no alto. A 132km do fim, os três da frente aumentaram a sua vantagem para 2:25 sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma e pela Team BikeExchange – Jayco.
A 100km do fim, na terceira contagem do dia, Rolland foi novamente o mais forte. 15km depois a vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de 1:40. Uns km depois, Brandon McNulty (UAE Team Emirates) teve um problema mecânico mas o norte-americano conseguiu reentrar no pelotão. A 62km do fim, no único sprint intermédio do dia, Bouet foi o mais forte. Logo a seguir, Rolland furou mas o francês conseguiu reentrar na frente da corrida.
A 50km do fim, a vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de 2:10. 9km depois, no início da última subida categorizada, a Trek – Segafredo aumentou o ritmo do pelotão. Dylan Groenewegen (Team BikeExchange – Jayco) e Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) não conseguiam seguir o forte ritmo do pelotão. A 36km do fim, na última contagem do dia, Rolland foi o primeiro a passar no alto.
A 32km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão e Simon Geschke (Cofidis) juntou-se a Rolland e Huys na frente da corrida. 1km depois, a fuga foi alcançada. A 30km do fim, Mikkel Honore (Quick-Step Alpha Vinyl Team) atacou e ficou isolado na frente da corrida com uma vantagem de cerca de 15s. 8km depois, Honore foi alcançado pelo pelotão devido ao forte ritmo imposto pela Ineos Grenadiers. O pelotão tinha 1:10 de vantagem sobre o grupo de Groenewegen e Bauhaus.
A 10km da meta, o pelotão tinha apenas 25s de vantagem sobre o grupo de Groenewegen. Logo a seguir, a TotalEnergies aumentou o ritmo no pelotão. A 1.5km da meta, Remi Cavagna (Quick-Step Alpha Vinyl Team) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 500 metros depois, o francês foi alcançado devido ao forte ritmo imposto pela Ineos Grenadiers. Nos metros finais, Hayter lançou o sprint com Van Aert na roda. Van Aert passou pelo britânico com aparente facilidade para vencer pela quarta vez esta temporada. Hayter aguentou o forte sprint de Quinn, nos últimos metros, e foi segundo.
O português Rúben Guerreiro (EF Education – EasyPost) foi 42º com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 136º a 4:41.
Van Aert é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos. Hayter é o primeiro líder da juventude e Rolland é o primeiro líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
