Evenepoel dizima concorrência na subida para Stavsro e assume liderança da Volta à Noruega!

O belga Remco Evenepoel, da Quick-Step Alpha Vinyl, venceu a etapa 3 do Tour of Norway, ao ser o mais forte no final em alto que decidiu a tirada! No segundo posto, a 27 segundos, terminou o australiano Jay Vine, da Alpecin-Fenix, com o compatriota e campeão nacional Luke Plapp, da INEOS Grenadiers, no terceiro lugar, já a 1:05 do vencedor! Com este triunfo, Evenepoel assume a liderança da prova, com 46 segundos de avanço sobre Vine.

O terceiro dia de Volta à Noruega apresentava uma jornada de 175.8 km, entre Gol e Stavsro/Gaustatoppen, com o prato forte a ser a subida final, uma ascensão de 1ª categoria, com 12.1 km a 7,6% de pendente média.

Perfil da etapa 3 da Volta à Noruega

A fuga do dia foi composta por oito unidades: Floris de Tier (Alpecin-Fenix), Filippo Fiorelli (Bardiani), Joel Nicolau (Caja Rural), Ben King (Human Powered Health), Vito Braet (Sport Vlaanderen – Baloise), Lucas Eriksson (Riwal), Mads Østergaard Kristensen (Team ColoQuick), e André Drege (Team Coop).

A formação norueguesa da Uno-X, do líder Tobias Johannessen, assumiu o controlo do pelotão, mantendo a fuga debaixo de olho. O mais bem colocado dos fugitivos era Fiorelli a 1:45, e com a margem a ultrapassar esse número, o italiano assumia a liderança virtual. A vantagem dos escapados cresceu ainda cerca de um minuto além dessa margem, mas com a etapa a chegar à primeira subida de 1ª categoria do dia, a 90 km do final, rapidamente começou a diminuir.

Após a contagem de montanha, tal como no dia de ontem, o pelotão encontrou um planalto com zonas com ventos cruzados, e mais uma vez a INEOS Grenadiers colocou-se ao trabalho, quebrando o pelotão. A fuga, entretanto, era anulada, com o pelotão mais uma vez em ritmo acelerado tentando fintar o gelado vento nórdico!

O estrago voltou a ser significativo, e apesar de alguns corredores terem conseguido reentrar no grupo principal, acabou por ser um grupo reduzido que chegou ao sopé da subida final, a 13 km da meta. Na frente seguia escapado Michel Hessmann (Jumbo-Visma), que tinha atacado um pouco antes. O alemão ainda conseguiu uma vantagem de mais de 1 minuto sobre o pelotão, mas quebrou ainda no início, e o grupo principal alcançou-o rapidamente. Apenas cerca de 30 ciclistas iam sobrevivendo a mais um dia duro pelas belas paisagens gélidas da Noruega.

A Trek ia impondo o ritmo na frente do grupo de elite, com vários nomes a perder o contacto, entre eles Ethan Hayter, vencedor da etapa de ontem e segundo à geral.

A quebra de Hayter não afetou a formação britânica, que lançou o ataque através de Tao Geoghegan Hart. O grupo de favoritos conseguiu encostar no britânico, reduzido agora a cerca de 15 unidades. Estávamos a 8 km do final.

Depois, lançou a ofensiva o australiano Jay Vine, da Alpecin-Fenix, mas sem sucesso. A 5 km do final, foi a vez de Remco Evenepoel jogar a sua cartada! O jovem belga da Quick-Step aumentou o ritmo na frente do grupo e arrancou determinado subida aicma!

Sem Hayter nem Johannessen no grupo, Evenepoel jogava para a etapa mas também para a geral, podendo praticamente fechar já hoje esse capítulo.

Vine ainda tentou seguir o belga, mas acabaria por quebrar um pouco, dando margem ao seu rival para segurar o triunfo. Na bela paisagem gelada, no alto do Stavsro, Evenepoel chegou isolado, festejando o seu segundo triunfo nesta Volta à Noruega e a subida à liderança!

No segundo posto, terminou Vine, que conseguiu ainda assim gerir bem a margem, fechando a 27 segundos de Evenepoel.

Na geral, o belga ocupa agora o primeiro lugar, com 46 segundos de avanço sobre o australiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock