Supersónico Thijssen triunfa na chegada a Dunquerque! Gilbert garante geral!

O belga Gerben Thijssen, da Intermarché – Wanty – Gobert Matériaux, venceu a sexta e última etapa da 66ª edição dos 4 Jours de Dunkerque / Grand Prix des Hauts de France, impondo-se à concorrência no sprint final em alta velocidade! No segundo lugar, finalizou o francês Hugo Hofstetter, da Arkéa-Samsic, enquanto a terceira posição ficou para outro francês, Lorrenzo Manzin, da TotalEnergies. Philippe Gilbert terminou integrado no pelotão, o que lhe garante o triunfo na classificação geral da prova francesa!

A última etapa dos 4 Dias de Dunquerque trazia uma jornada de 182.9 km, entre Ardres e Dunquerque, num dia virtualmente plano e que favorecia novo sprint massivo.

Perfil da etapa 6 dos 4 Dias de Dunquerque

No início da jornada, formou-se a fuga do dia, composta por Alexis Renard (Cofidis), Robert Stannard (Alpecin-Fenix), Juraj Sagan (TotalEnergies), Gilles de Wilde (Sport Vlaanderen – Baloise), e Jean Goubert (Nice Métropole Côte d’Azur). A vantagem dos escapados cresceu até à casa dos 3 minutos, com o pelotão a ser controlado pela formação da AG2R Citröen.

Durante a jornada, foram-se verificando mais alguns ataques, mas sempre sem sucesso. A fuga foi sendo rebocada paulatinamente, e o cenário de um sprint em massa era cada vez mais certo.

A 30 km do final, já sem Stannard na frente e com a Alpecin-Fenix a tomar conta da perseguição, a margem caía abaixo da barreira do 1 minuto. Juntava-se depois a Bingoal Pauwels Sauces WB na frente do pelotão.

Já dentro dos 10 km finais, a fuga foi definitivamente eliminada e os últimos preparativos para o sprint foram efetuados.

A 2 km do final, ainda atacou Maciej Bodnar (TotalEnergies), com o polaco a conseguir uma pequena margem e apenas a ser alcançado a cerca de 700 metros do risco! A cabeça do pelotão seguia completamente desorganizada com diversos corredores a atacarem e com o líder Philippe Gilbert a seguir atento às movimentações sabendo que bonificações para Oliver Naesen ou Jake Stewart podiam significar a derrota na luta pela geral.

No sprint final, a Groupama tentou lançar o sprint de Stewart, mas havia muitos interessados na vitória nesta tirada. O mais forte acabou por ser o homem da Intermarché-Wanty, Gerben Thijssen, lançando o seu sprint de forma devastadora no final em ligeira descida, sem que ninguém o conseguisse acompanhar! Depois de dois pódios em etapas nesta edição da prova, Thijssen conseguia finalmente levantar os braços!

Hofstetter e Manzin completaram o pódio da etapa e os lugares bonificados, o que significa que Philippe Gilbert é o grande vencedor da edição de 2022 dos 4 Dias de Dunquerque! Bela vitória do consagrado “Javali das Ardenas”, na sua última época de competição a nível internacional!

Em relação às restantes classificações, Jason Tesson, da St Michel-Auber 93, triunfou nos pontos, Alex Colman, da Sport Vlaanderen – Baloise, na montanha, Jake Stewart, da Groupama-FDJ, na juventude, enquanto a Lotto Soudal levou a classificação por equipas.

Philippe Gilbert garante geral dos 4 Dias de Dunquerque na sua última temporada

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock