“Velha Senhora” cai nos braços de Remco Evenepoel!
O belga Remco Evenpoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) venceu a Liège-Bastogne-Liège, uma clássica de 257km com partida e chegada em Liège, após protagonizar um ataque a 30km da meta. Os belgas Quinten Hermans (Intermaché – Wanty – Gobert) e Wout Van Aert (Jumbo – Visma) completaram o pódio após serem os mais fortes ao sprint do grupo perseguidor.
A Liège-Bastogne-Liège começou com diversas tentativas de ataque com Sylvain Moniquet e Harm Vanhoucke (Lotto Soudal), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Jacob Hindsgaul (Uno-X Pro Cycling Team) e Fabien Doubey (TotalEnergies) a formarem a fuga do dia. A 245km do fim, os cinco da frente tinham 30s de vantagem sobre o pelotão.
A 217km do fim, Baptiste Planckert (Intermaché – Wanty – Gobert), Paul Ourselin (TotalEnergies), Pau Miquel (Equipo Kern Pharma) e Marco Tizza, Kenny Molly e Luc Wirtgen (Bingoal Pauwels Sauces WB) atacaram no pelotão e perseguiam os três da frente. Gilles De Wilde (Sport Vlaanderen -Baloise) também saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo perseguidor. A 208km do fim, os cinco da frente tinham 49s de vantagem sobre os seis perseguidores, 2:13 sobre De Wilde e 3:40 sobre o pelotão. 5km depois, os seis perseguidores juntaram-se aos cinco da frente.
A 188km do fim, a Jumbo-Visma e a Quick-Step Alpha Vinyl Team comandavam o pelotão. 9km depois, De Wilde foi alcançado pelo pelotão. A 170km do fim, os onze da frente tinham 6:00 de vantagem sobre o pelotão. A 150km do fim, a Movistar Team decidiu aumentar o ritmo no pelotão. 40km depois, a Bora-Hansgrohe juntou-se à Movistar na frente do pelotão. A 100km do fim, a fuga do dia tinha 4:50 de vantagem sobre o pelotão.
A 87km do fim, a fuga do dia tinha 4:40 de vantagem sobre o pelotão. 12km depois, a Quick-Step aumentou o ritmo no pelotão. A 74km do fim, Planckert e Tizza perderam o contacto com o grupo da frente. Logo seguir, Molly teve um problema mecânico e foi alcançado pelo pelotão. A 68km do fim, Alejandro Valverde (Movistar Team) teve um furo. 8km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Rúben Guerreiro e Rigoberto Uran (EF Education – EasyPost) e Romain Bardet (Team DSM). Valverde e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) também ficaram presos na queda. Alaphilippe acabou por abandonar a prova.
A 55km do fim, Valverde conseguiueentrar no pelotão que era comandado pela Bahrain Victorious. 2km depois, Moniquet, Vanhoucke, Armirail, Wirtgen, Doubey e Ourselin tinham 2:20 de vantagem sobre o pelotão. A 51km do fim, Pidcock e Bauke Mollema (Trek – Segafredo) conseguiram reentrar no pelotão. 8km depois, Mikel Landa (Bahrain Victorious) acelerou no pelotão e o espanhol foi seguido por Sepp Kuss (Jumbo – Visma), Carlos Verona (Movistar Team), Valentin Madouas (Groupama -F FDJ) e Ion Izaguirre (Cofidis). Mas em menos de 2.5km, os cinco foram alcançados pelo pelotão.
A 40km do fim, a diferença entre os seis da frente e o pelotão era de 1:40. Logo a seguir, Landa continuava com os ataques e o pelotão estava muito esticado. A 31km do fim, Armirail atacou na frente da corrida e ficou isolado na frente da corrida. No pelotão, Pidcock cedeu. Logo a seguir, Remco Evenepoel atacou e ninguém conseguiu responder ao belga. A 24km do fim, Armirail tinha 11s de vantagem sobre Evenepoel e 45s sobre o pelotão.
A 22km da meta, Evenpoel juntou-se a Armirail que tinha 30s de vantagem sobre o pelotão. A 14km da meta, Armirail cedeu na frente da corrida. Evenepoel ficou isolado com 33s de vantagem sobre o pelotão. 4km depois, Dylan Teuns (Bahrain Victorious) e Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) atacaram e reduziram a vantagem de Evenpoel para 20s. Van Aert cedeu mas não estava muito longe do grupo perseguidor.
A 8.4km da meta, não estava a haver cooperação no grupo perseguidor e isso fez com que Van Aert e Hermans reentrassem. Logo a seguir, Vlasov atacou e conseguiu uma vantagem de 10s sobre os perseguidores. A 4km da meta, Evenepoel tinha 34s de vantagem sobre Vlasov e 50s sobre o resto dos perseguidores. 1km depois, Vlasov foi alcançado pelo grupo perseguidor. Evenepoel aguentou o forte ritmo dos perseguidores para vencer pela primeira vez a Liège-Bastogne-Liège. Hermans surpreendeu e foi segundo após ser o mais forte ao sprint. Van Aert aguentou o forte sprint de Daniel Martinez (Ineos Grenadiers) até ao risco de meta para ser terceiro.
O português Rúben Guerreiro abandonou a prova.
O Pódio Final

