Izagirre cai, levanta e vence em Arrate! Daniel Martínez vence Volta ao País Vasco!

O ciclista vasco Ion Izagirre (Cofidis) venceu este sábado a sexta etapa da Itzulia Basque Country, a Volta ao País Vasco, batendo ao sprint o russo Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) e o espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates), após 135.7km em constante sobe e desce entre Eibar e Arrate! O colombiano Daniel Martínez (EF Education – EasyPost) foi quarto, com o mesmo tempo, e assegurou a conquista da classificação geral.

A etapa rainha e final da 61ª Itzulia Basque Country começou com vários ataques. Davide Formolo (UAE Team Emirates), Tony Gallopin (AG2R Citroen Team), Xabier Azparren (Euskaltel – Euskadi) e o líder da montanha, Cristian Rodriguez (TotalEnergies) foram os primeiros a conseguir sair do pelotão, mas as respostas não tardaram, com Nelson Oliveira (Movistar) a colocar-se em posição intermédia e a alcançar Azparren em dificuldades logo na primeira subida do dia, com pouco mais de 10km percorridos. Atrás formava-se um grupo com Romain Combaud (Team DSM), Igor Arrieta (Equipo Kern Pharma), Lennard Kamna (Bora – Hansgrohe), Hugo Houle (Israel – Premier Tech), Kenny Elissonde (Trek – Segafredo), Tsgabu Grmay (BikeExchange – Jayco) e Angel Madrazo (Burgos – BH).

A 110km da meta, Oliveira e Azparren colavam na frente, com o grupo perseguidor a cerca de 1:30 e o pelotão já a 3:00 de distância. Com 95km para o fim, Azparren descolava e deixava a dianteira reduzida a quatro unidades, sendo apanhado pelo grupo perseguidor 10km depois. A subida a Azurki voltou a fazer diferenças na frente e era Rodriguez quem descolava, pagando o esforço dos dias anteriores. Formolo aproveitava para marcar pontos e tentar roubar a liderança da classificação da montanha no último dia.

Com 67km para o fim, o grupo intermédio era alcançado pelo pelotão, que tinha a Ineos a tentar partir a corrida colocando ritmos altos com Omar Fraile e Geraint Thomas. A chegada ao Krabelin, com 44km para o fim, trazia o momento das decisões da corrida, com Formolo a atacar na frente e a descarregar rapidamente Gallopin, enquanto Nelson Oliveira seguia a ritmo para poder ajudar depois Enric Mas (Movistar) na parte final da corrida. No pelotão era Primoz Roglic (Jumbo – Visma) a aumentar o ritmo e a partir a corrida em pequenos grupos. Enric Mas, Daniel Martínez e Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) eram os únicos a seguir o esloveno, mas Vingegaard fechava logo atrás, e pouco depois outros ciclistas iam se juntando. O líder da geral, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl) passava por dificuldades e não conseguia seguir com o grupo dos seus principais adversários.

Cruzado o alto e com a descida prestes a iniciar-se, Nelson Oliveira era alcançado pelo grupo e o português preparava-se para dar uma grande ajuda ao seu chefe de fila. Sabendo das dificuldades do virual líder, Daniel Martinez, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) acelerou a descer e procurou criar espaços, o que aconteceu, mas não sem antes os dois homens da Movistar sofrerem duas quedas feias, que levaram à desistência do português e que retiraram a Mas a possibilidade de discutir a geral.

O primeiro grupo de favoritos alcançou Formolo a 27km do fim, e tinha o segundo a 25s de distância, com Evenepoel e Martinez a procurarem fechar o espaço para não perderem as duas primeiras posições da geral. A 15km do fim, a junção entre grupos acontecia, e os ataques recomeçavam com vários ciclistas a distanciarem-se e a procurarem cavar diferenças antes de a subida final começar.

Formolo voltou a acelerar com 8km para o fim, na tentativa de conquistar tempo que lhe permitisse cruzar o alto na frente e vencer a classificação da montanha, assim como a etapa. O italiano ganhou cerca de 50s, mas assim que o ritmo aumentou não teve hipótese de batalhar com os melhores. Evenepoel cedia a 5km do fim, depois de um ataque de Juan Pedro Lopez Perez (Trek – Segafredo) e Martinez aumentava o ritmo, para colcoar os adversários sufocados e impedir ataques que lhe pudessem retirar a vitória na geral final.

A 3.4km do fim, Izagirre caía na frente, depois de um toque de rodas com Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma), quando Formolo era alcançado, e Vlasov procurava atacar a corrida, mas era rapidamente fechado por Martinez e Marc Soler (UAE Team Emirates). Vingegaard reentrava pouco depois e Izagirre colocava um ritmo forte para se voltar a juntar ao quarteto, o que viria a conseguir com 2.7km por percorrer. Martinez assumiu o ritmo até final para que mais ninguém pudesse atacar para lhe roubar a geral, e apesar do ataque de Soler já em descida, a 600m do fim, foi Izagirre a triunfar e a dar uma grande alegria aos locais! Evenepoel era sétimo, a 24s, e perdia as hipótese de fechar no pódio da geral.

Com o quarto lugar da etapa, Martinez assegurava a vitória na classificação geral final e na classificação por pontos. Cristian Rodriguez terminou como o melhor trepador e Evenepoel foi o melhor jovem.

Ruben Guerreiro (EF Education – EasyPost) realizou mais uma grande etapa e fechou na 15ª posição, a 3:18 do vencedor, para concluir no 20º lugar da geral, a 12:18 de Martinez.

O Pódio Final

Pódio final com Ion Izagirre – Daniel Martinez – Aleksandr Vlasov (da esquerda para direita)

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock