Super Biniam Girmay vence a Gent – Wevelgem e faz história no World Tour!
O eritreu Biniam Girmay (Intermaché – Wanty – Gobert) venceu a Gent – Wevelgem, uma clássica de 249km entre Ieper e Wevelgem, batendo ao sprint o francês Christophe Laporte (Jumbo – Visma) e o belga Dries Van Gestel (TotalEnergies).
A Gent – Wevelgem começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 225km do fim, Jelle Wallays (Cofidis), Alexander Konychev (Team BikeExchange – Jayco), Nikias Arndt (Team DSM), Ludovic Robeet (Bingoal Pauwels Sauces WB), Lindsay De Vylder (Sport Vlaanderen – Baloise) e Lars Saugstad (Uno-X Pro Cyling Team) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os sete da frente conseguiram uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão.
A 200km do fim, a fuga tinha mais de 5:00 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela Jumbo – Visma. 35km depois, a vantagem da fuga aumentou para 6:04. A 150km do fim, a Ineos Grenadiers aumentou o ritmo no pelotão e a vantagem dos sete da frente diminuiu para 4:40. 40km depois, o ritmo voltou a aumentar no pelotão e a vantagem da fuga diminuiu para 3:30.
A 102km do fim, um corte aconteceu no pelotão devido a uma queda, na qual ficou envolvido um dos principais favoritos do dia, Florian Sénéchal (Quick-Step Alpha Vinyl Team). A fuga tinha 2:08 de vantagem sobre o primeiro pelotão e 2:30 sobre o segundo pelotão. Stefan Kung (Groupama – FDJ) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) estavam no segundo pelotão.
A 83km do fim, Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) sofreu uma queda e perdeu as suas chances de lutar pela vitória. 2km depois, Wout Van Aert (Jumbo – Visma) e Kasper Asgreen (Quick-Step Aplha Vinyl Team) aceleraram e um pequeno grupo conseguiu uma pequna vantagem sobre o pelotão, mas van Aert teve um problema mecânico e teve de seguir com o pelotão. Uns kms depois, Asgreen, Arnaud Demare e Olivier Le Gac (Groupama – FDJ), Mike Teunissen e Nathan Van Hooydonck (Jumbo – Visma), Ben Turner e Dylan Van Baarle (Ineos Grenadiers), Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Greg Van Avermaet e Stan Dewulf (AG2R Citroen Team), Biniam Girmay e Andrea Pasqualon (Intermaché – Wanty – Gobert), Arnaud De Lie, Victor Campenaerts e Cedric Beullens (Lotto Soudal), Alex Kirsch, Otto Vergaerde e Edward Theuns (Trek – Segafredo) e Silvan Dillier (Alpecin – Fenix) juntaram-se à frente da corrida.
A 60km do fim, o pelotão alcançou o grupo da frente. 7km depois, Anthony Turgis (TotalEnergies) acelerou e provocou um corte no pelotão. O português André Carvalho (Cofidis) estava a chegar à frente, mas sofreu um problema mecânico. Durante vários kms, várias equipas mexiam na frente da corrida, mas nenhum ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
A 33km da meta, van Aert acelerou e levou consigo Asgreen, Mohoric, Laporte, Pedersen e Soren Kragh Andersen (Team DSM). 5km depois, os sete receberam a companhia de Van Baarle e Tiesj Benoot (Jumbo – Visma). A 25km da meta, um grupo de 22 ciclistas chegou à frente da corrida. A 25km do fim, Laporte atacou e levou consigo Girmay, Jasper Stuyven (Trek – Segafredo) e Dries Van Gestel. Rasmus Tiller (Uno-X Pro Cycling Team) e van Avermaet tentaram chegar aos quatro da frente, mas não tiveram sucesso.
Os quatro conseguiram 25s sobre o pelotão, que era comandado pela Groupama – FDJ. A 7km da meta, a vantagem dos quatro da frente era de 33s e a Groupama – FDJ, a Movistar Team e a Alpecin – Fenix comandavam o pelotão, mas não estavam a conseguir recuperar tempo. 2km depois, os quatro tinham 28s de vantagem sobre o pelotão. A 2km da meta, Kragh Andersen saiu do pelotão e perseguia os quatro da frente.
A 1km da meta, os quatro da frente tinham 18s de vantagem sobre o pelotão. 250 metros depois começaram a marcar-se, com Laporte na frente. A 250 metros, Girmay lançou o sprint. Laporte ainda tentou passar o eritreu, mas não teve capacidade e Girmay tornou-se assim o primeiro eritreu a vencer no World Tour e o primeiro africano a vencer uma clássica World Tour! Van Gestel foi mais forte que Stuyven e foi terceiro.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 56º a 1:30. André Carvalho foi 101º a 9:56.