Super Mathieu Van der Poel vence etapa 4 da Coppi e Bartali!
O neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin – Fenix) venceu a quarta etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 158.7km com partida e chegada em Montecatini, batendo ao sprint o britânico Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) e o belga Remy Mertz (Bingoal Pauwels Sauces WB).
A quarta etapa da Settimana Internazionale Coppi e Bartali começou com diversas tentativas de ataque e foram Luc Wirtgen (Bingoal Pauwels Sauces WB), Samuel Rivi (EOLO – Kometa Cycling Team), Andrea Piras (Beltrami TSA Tre Colli), Andrea Garosio (Biesse – Carrera), Emil Dima (Giotti Victoria Savini Due) e Paul Wright (MG.K vis Colors for Peace VPM) a formar a fuga do dia. Os seis da frente conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
A 70km do fim, van der Poel atacou e juntou-se ao grupo da frente. 30km depois, na sexta passagem no Vico, os sete da frente tinham 2:00 de vantagem sobre o pelotão. A 30km do fim, na sétima passagem no Vico, Van der Poel, Rivi, Wirtgen e Garosio estavam na frente após Wright, Dima e Piras terem perdido o contacto na subida.
O pelotão decidiu então aumentar o ritmo e a vantagem dos quatro da frente começou a descer. A 14km da meta, os quatro da frente tinham apenas 30s de vantagem sobre o pelotão. Na última passagem no Vico, Van der Poel atacou, mas não tinha mais de 30s de vantagem sobre o pelotão. A Israel – Premier Tech acelerou e a 10km da meta o neerlandês foi alcançado.
A 7km da meta, Mauro Schmid (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Nicola Conci (Italy National Team) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem sobre o pelotão. O pelotão voltou a aumentar o ritmo e os dois foram alcançados a 1km da meta. Nos metros finais, após um grande esforço para se juntar à fuga do dia e para tentar vencer isolado, van der Poel acabou por ser o mais forte ao sprint e venceu assim a quarta etapa da Coppi e Bartali. Hayter foi segundo e Mertz terceiro.
O português Daniel Viegas (EOLO – Kometa Cycling Team) foi 85º a 9:47.
Eddie Dunbar (Ineos Grenadiers) manteve a liderança da classificação geral. Ben Tulett (Ineos Grenadiers) manteve a liderança da juventude e Garosio manteve a liderança da classificação da montanha. Hayter é o novo líder da classificação por pontos.