João Almeida vence no alto do Boi Taull e conquista a etapa 4 da Volta a Catalunya!

O português João Almeida (UAE Team Emirates) venceu ao sprint a quarta etapa da Volta a Catalunha, uma ligação de 166.7km entre La Seu d’Urgell e a subida de Boi Taull, batendo os colombianos Nairo Quintana (Arkea Samsic) e Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe), depois ter praticamente rebocado o pelotão durante os últimos 3km!

A etapa rainha da Volta a Catalunya começou a grande ritmo em busca de se encontrar a fuga do dia. Após vários ataques, foi já na subida ao Coll de Boixols, com mais de 30km percorridos, que a movimentação se começou a formar, com Marc Soler (UAE Team Emirates), Bruno Armirail (Groupama – FDJ), Juan Pedro Lopez Perez (Trek – Segafredo) e Jesus Herrada (Cofidis). Enquanto João Almeida trocava de bicicleta devido a um problema mecânico, Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) chegava à frente, e pouco depois também Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) e Mark Donovan (Team DSM) o faziam, compondo assim o grupo de 7 elementos da fuga do dia.

Soler era o primeiro a passar na contagem de montanha, com a AG2R a controlar o pelotão, nunca dando mais de 3min de vantagem para o grupo adiantado. Os abandonos foram também surgindo ao longo do dia, enquanto o pelotão seguia a bom ritmo. Herrada venceu a segunda contagem de montanha do dia, no Port de la Creu de Perves, com Bizkarra a ser segundo e a assumir a liderança da classificação dos trepadores. Com pouco menos de 25km para o fim, Armirail atacou e apenas Donovan o seguiu, com os restantes cinco elementos a ficarem em posição intermédia.

A entrada na subida final foi decisiva, com a Arkea a colocar logo um ritmo alto para deixar toda a gente desconfortável. Elie Gesbert (Arkea Samsic) ganhou alguns metros ao pelotão com o líder da geral, Ben O’Connor (AG2R Citroen Team), na sua roda. Nairo Quintana deixou que fosse a Ineos a fechar o espaço, quando Donovan era apanhado e Alejandro Valverde (Movistar) descolava do pelotão. Com 10km para o fim, George Bennett (UAE Team Emirates) atacou e chegou rapidamente a Armirail, obrigando a Ineos a fechar o espaço e a assumir o ritmo do grupo com Castroviejo.

Com 4km para o fim, Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) assumiu o ritmo no pelotão e ele começou a fracionar ainda mais. Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) e Ilan van Wilder (Quick-Step Alpha Vinyl) cediam terreno no pelotão e com cerca de 3km para percorrer era João Almeida a atacar e a colocar toda a gente em severas dificuldades! Com vários adversários na roda, João abrandou e foi Richard Carapaz (Ineos Grenadiers) a atacar, com Higuita a fazer a ponte pouco depois. Almeida assumiu um ritmo elevado e foi eliminando, um a um, todos os adversários na sua roda, até que apenas ele e Quintana chegavam ao duo adiantado.

Quintana tentou atacar já dentro do km final, mas a seu ritmo almeida chegou a ele e a Higuita, e atacou para descarregar Carapaz da sua roda. O português voltou a assumir o ritmo até começar a olhar para os adversários no sprint e arrancar com 250m para a meta, para não ser surpreendido! Quintana ainda ganhou a frente, mas Almeida manteve o lado interior na curva e lançou-se para os últimos 100m com toda a energia que ainda tinha para vencer a etapa e conquistar a primeira vitória do ano!

Nairo Quintana foi segundo e é o novo líder da prova, com o mesmo tempo que Almeida, liderando devido a ter melhores classificações nas etapas. O português é o melhor jovem, com Bizkarra a liderar a montanha e Hvideber a classificação por pontos.

Esta vitória vem 11 anos depois da última vitória de um português na Volta a Catalunya, quando Manuel Cardoso venceu ao sprint na etapa 4 em 2011.

Rui Costa foi 89º e Ivo Oliveira 137º classificado.

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock