Vento e mestria de Maxim Van Gils abriram porta para a vitória!

O belga Maxim van Gils (Lotto Soudal) venceu a quarta etapa do Saudi Tour, uma ligação de 149.3km entre Winter Park e Skyviews of Harrat Uwayrid, batendo o esloveno Luka Mezgec (BikeExchange – Jayco) e o belga Tim Declercq (Quick-Step Alpha Vinyl), que chegaram 40s depois.

No início do dia, o vento provocou cortes e divisões no pelotão, com os famosos echelons a voltarem a surgir. O líder da geral, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Rui Costa (UAE Team Emirates) foram apanhado do lado errado de um ataque da Quick-Step, que viu diversos corredores importantes, como van Gils, Mezgec e quase todo o bloco da equipa belga distanciarem-se e ganharem uma importante vantagem.

À entrada do decisivo muro, a diferença era de 1:15, com o grupo na dianteira a ser naturalmente selecionado, enquanto Costa e Buitrago iam alcançando elemento atrás de elemento. Van Gils seguiu o ataque de Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl), a 10km do final, e aproveitou quando o italiano cedeu perante o ritmo que quis desde cedo colocar, para se isolar em busca do triunfo.

Buitrago e Costa acabariam por se colocar no grupo de perseguição, tendo aproveitando as encostas íngremes para o chegarem aos mais diretos perseguidores, embora a essa altura fosse já tarde para chegar à dianteira. Costa aproveitou ainda para ir buscar 1s de bonificação no alto do muro, mas passou os últimos kms a marcar o colombiano que procurava não perder a camisola de líder. Bagioli seria ainda apanhado dentro do último km, quando van Gils já se preparava para celebrar o triunfo. Declercq ainda atacou para ser segundo, com Mezgec a segui-lo, para ser segundo na meta. Ainda assim todo o grupo chegaria no mesmo tempo, com o ataque a não surtir diferenças temporais na estrada.

Rui Costa cortou a meta na quinta posição, a 40s, enquanto Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 33º, a 6:00 do vencedor, e é agora 25º na geral, a 6:17 de Van Gils, que partirá para a ultima etapa com 36 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), e 48 segundos sobre Rui Costa.

Classificações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock