Biniam Girmay conquista primeira vitória da temporada no Trofeo Alcudia!
O eritreu Biniam Girmay (Intermaché – Wanty – Gobert Matériaux) venceu o Trofeo Alcudia – Port d’Alcudia, uma clássica de 173.2km com partida e chegada em Alcudia, batendo ao sprint o sul-africano Ryan Gibbons (UAE Team Emirates) e o italiano Giacomo Nizzolo (Israel – Premier Tech).
A corrida começou com diversas tentativas de ataque e foram Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Tuur Dens (Sport Vlaanderen – Baloise), Yenti Vandevelde (Minerva Cycling Team) e Raul Colombo (Work Service – Vitalcare – Dynatek) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro fugitivos conseguiram uma vantagem de 5:05 sobre o pelotão que era comandado pela Team BikeExchange – Jayco.
A 125km do fim, na primeira contagem do dia, Bizkarra foi mais forte que Dens e foi o primeiro a passar no alto. O quarteto tinha uma vantagem de 5:15 sobre o pelotão. A 98km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Dens bateu Colombo ao sprint. 4km depois, a vantagem do quarteto diminuiu para 4:38 devido ao trabalho da BikeExchange e da Israel – Premier Tech.
A 76km do fim, a fuga tinha 4:28 de vantagem sobre o pelotão. 16km depois, a Bora – Hansgrohe decidiu aumentar o ritmo no pelotão e assumiu as despesas da corrida. A 50km do fim, a vantagem da fuga diminuiu para 3:10. 2km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Colombo foi o mais forte. A vantagem da fuga era de apenas 2:28 sobre o pelotão. A 46km do fim, aconteceu uma queda no pelotão.
A 41km do fim, Vandevelde foi alcançado pelo pelotão. Na subida mais dura do dia, Cian Uijtdebroeks (Bora – Hansgrohe) atacou, recebendo a companhia imediata de Marco Haller (Bora – Hansgrohe), Felix Gall (AG2R Citroen Team), Ivan Ramiro Sosa (Movistar Team) e Damien Howson (Team BikeExchange – Jeyco). A UAE Team Emirates comandava o pelotão. Bizkarra ficou sozinho na frente após Colombo e Dens terem cedido.
A 35km do fim, os ciclistas intermédios foram alcançados e a Movistar Team aumentou o ritmo do pelotão que estava a 1:17 de Bizkarra. A 22km do fim, na segunda contagem do dia, Bizkarra foi o primeiro a passar no alto. O espanhol conseguiu aguentar o forte ritmo no pelotão e foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia tendo sido alcançado a 18km da meta.
A 15km da meta, a Euskaltel Euskadi, a Bora – Hansgrohe e a UAE Team Emirates aumentaram o ritmo no pelotão. 3km depois no último sprint intermédio do dia, Luis Angel Mate (Euskaltel Euskadi) levou a melhor. A 5km da meta, a Euskaltel Euskadi continuava a comandar o pelotão. 3km depois, a UAE Team Emirates e a Israel Premier Tech passaram para a frente do pelotão. Nos metros finais, Girmay foi o mais forte e venceu o Trofeo Alcudia. Gibbons foi segundo e Nizzolo terceiro.
O português André Carvalho (Cofidis) acabou a prova na 40ª posição com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 84º e Daniel Viegas (EOLO – Kometa Cycling Team) 99º, ambos a 2:40. Iuri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) não acabou a prova.