Alastair Mackellar bate portugueses na segunda etapa do Trofeu Joaquim Agostinho!

O australiano Alastair Mackellar (Israel Cycling Academy) venceu a segunda etapa do 44º Grande Prémio de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, uma ligação de 166km entre Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, ao ser o mais forte no sprint final, batendo os portugueses Rafael Silva (Antarte – Feirense) e Tiago Antunes, ambos terminando com o mesmo tempo do vencedor.

A jornada começou a grande ritmo, com diversas tentativas de ataques a não sucederem. Foi só ao km20 que um grupo com Tiago Machado (Rádio Popular – Boavista), João Matias (Louletano – Loulé Concelho), Ricardo Mestre e José Mendes (W52 – FC Porto), Joan Bou (Euskaltel – Euskadi), Fábio Oliveira (Antarte – Feirense), Mario Aparicio (Burgos – BH) conseguiu ganhar vantagem ao pelotão, mesmo tendo a presença do 7º classificado à geral, Joan Bou.

A vantagem dos escapados foi crescendo para perto dos três minutos, o que obrigou a Efapel a aumentar o ritmo na tentativa de reduzir a diferença. A situação, ainda assim, acabou por complicar para a formação do camisola amarela, já que ao km 65, logo após a subida para o Parque Eólico da Carvoeira, João Rodrigues (W52 – FC Porto) e Alberto Gallego (Rádio Popular – Boavista) conseguiram fazer a ponte para a frente da corrida.

A entrada no circuito final e as três voltas que se deram a um duro percurso fechado acabaram por fazer a restante seleção, acabando com as aspirações da fuga. Gallego e Mestre foram os últimos alcançados, já na última passagem pela Serra da Vila, com cerca de 3km para a meta.

Com a Efapel sem unidades, os ataques para tentarem desfazer a liderança de Frederico Figueiredo não sucederam, e a discussão voltou a cair para o sprint, desta vez num grupo com quase 30 ciclistas. Rafael Silva e Tiago Antunes surgiram em grande nível, mas foi o australiano Mackellar que surpreendeu toda a gente e conquistou um excelente e apertado triunfo.

O líder da geral, Frederico Figueiredo (Efapel) foi nono e mantém-se de amarelo e de verde, pelo menos até amanhã. Joan Bou é o novo líder da montanha, e o britânico Mason Hollyman (Israel Cycling Academy) o novo líder da juventude. João Matias (Louletano – Loulé Concelho) lidera a classificação dos sprints intermédios.

Classificações Completas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock