Será alguém capaz de bater Demi Vollering na Strade Bianche?
Um dos dias mais esperados do ano para o pelotão feminino chegou! Hoje regressa o sterrato com a mítica Strade Bianche! A 11ª edição da clássica italiana conta com um pelotão de luxo que promete um enorme espetáculo na luta pela vitória. Em 2024, a vitória sorriu a Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) que não estará presente para defender o seu título. Demi Vollering (FDJ-Suez) acaba por ser a super favorita. Irá a neerlandesa vencer a Strade Bianche pela segunda vez na sua carreira?
Perfil
A Strade Bianche apresenta um percurso de 136km com partida e chegada em Siena. A prova contará com treze setores de sterrato. O ritmo promete ser forte desde o início e não deverá ser fácil a formação da fuga do dia. Entre o 40 e o km 70, as ciclistas passam pelos três setores mais longos do dia e deveremos ver a corrida a começar a partir. Os últimos 45km prometem ser bastante atacados e as favoritas deverão estar no centro das atenções. Poderemos ter uma ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint entre duas ou três ciclistas.

Favoritas
Demi Vollering parte como principal favorita para a 11ª edição da Strade Bianche. Vollering entrou muito bem na temporada. A neerlandesa pretende juntar mais uma grande clássica ao palmares da FDJ-Suez e tem aqui uma excelente oportunidade para o fazer.
Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) e Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) são as maiores adversárias de Demi Vollering. Pieterse também entrou bem na temporada. A neerlandesa foi a única que conseguiu seguir o ataque de Vollering na Omloop Nieuwsblad e poderá ter uma palavra a dizer. Longo Borghini também está num bom momento. A italiana procura fazer brilhar o tricolor em Siena e de certeza que irá mexer na corrida.
Anna Van der Breggen (Team SD Worx-Protime) já venceu esta prova ano passado. A neerlandesa ainda está a testar-se na sua temporada de regresso, mas não deve ser descartada da luta pela vitória. Katarzyna Niewiadoma-Phinney (Canyon//SRAM Racing) parece estar a subir de nível. A polaca procura o tão desejado triunfo na Strade Bianche e é bem capaz de mexer de longe para tentar vence. Liane Lippert e Marlen Reusser deverão ser as apostas da Movistar Team para o dia de hoje. Ambas começaram muito bem o ano e poderão sair de Siena com uma vitória se jogarem bem taticamente.
Silvia Persico (UAE Team ADQ) mostrou-se num grande nível no UAE Tour ao serviço de Elisa Longo Borghini. A italiana deverá estar novamente ao serviço da sua compatriota, mas também poderá ser mais uma arma da UAE Team ADQ para lutar pela vitória. Thalita De Jong (Human Powered Health) e Kim Le Court (AG Insurance-Soudal Team) começaram bem a temporada. As duas parecem ter evoluído ainda mais no último inverno e poderão conseguir um excelente resultado.
Nota ainda para Riejanne Markus (Lidl – Trek), Fem Van Empel e Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike), Noemi Ruegg (EF Education – Oatly) e Juliette Labous (FDJ-Suez) que poderão terminar entre as 10 primeiras.
Favoritas Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Demi Vollering
⭐⭐⭐⭐ Puck Pieterse e Elisa Longo Borghini
⭐⭐⭐ Anna Van der Breggen, Katarzyna Niewiadoma-Phinney e Liane Lippert
⭐⭐ Marlen Reusser, Silvia Persico, Thalita De Jong e Kim Le Court
⭐ Riejanne Markus, Fem Van Empel, Pauline Ferrand-Prevot, Noemi Ruegg e Juliette Labous
Portugueses em Prova
Nenhuma ciclista portuguesa estará presente.
Transmissão em Direto
Podes acompanhar a corrida em direto na Eurosport 2 a partir das 10h45.
Foto de Capa: Getty Images
