Mau tempo provoca cancelamento da Tre Valli Varesine!
Disputava-se hoje a Tre Valli Varesine masculina, corrida que acabou por ser cancelada pelas más condições climatéricas. Os ciclistas ainda chegaram a ir para a estrada, mas como o tempo estava cada vez pior, a organização viu-se obrigada a cancelar a corrida para preservar a segurança dos ciclistas. Rui Costa (EF Education – EasyPost) era o único português em competição e foi também um dos homens mais ativos, ao lado de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) na luta pela segurança do pelotão.
A Tre Valli Varesine foi planeada inicialmente com um percurso de 200km entre Busto Arsizio e Varese. Antes do arranque, as condições climatéricas já não eram as ideais e a organização acabou por tirar duas voltas ao circuito final, reduzindo a distância para uma extensão de 168,3km.
A corrida começou com várias tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 17, Enric Mas (Movistar Team) conseguiu uma ligeira vantagem. 3km depois, o espanhol acabou por ser alcançado. Por volta do km 25, Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Felix Engelhardt (Team Jayco – AlUla), Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Tobias Foss (Ineos Grenadiers) e Enric Mas atacaram e formaram a fuga do dia. Os seis chegaram a ter uma vantagem de 1:00.
Ao km 68, a corrida acabou por ser neutralizada por causa das condições climatéricas. Poucos minutos depois, a organização decidiu cancelar a Tre Valli Varesine para preservar a segurança dos ciclistas, pois as condições colocavam em risco a segurança do pelotão.
Fica assim sem vencedor uma das histórias clássicas de outono italianas, na sua edição 103.

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency