“Encerro agora um ciclo!” – Rafael Silva anuncia fim de carreira profissional!
“Anuncio-vos hoje o fim da minha carreira como ciclista profissional”. Foi assim que Rafael Silva, corredor que representou a Efapel Cycling em 2022 e 2023, apanhou de surpresa os seus seguidores, após iniciar deste modo o seu comunicado numa publicação na rede social Instagram.
O corredor de 33 anos anunciou o fim da sua carreira num longo texto, em que explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão. Segundo o texto, Rafael foi recentemente notificado relativamente a um controlo feito pela ADoP (Autoridade Antidopagem de Portugal). A notificação mencionava uma amostra de 2015, há 9 anos, que demonstrava um possível uso de métodos proibidos.
“Nunca, em momento algum do meu percurso desportivo, agi de forma a pôr em causa a verdade desportiva.”
Rafael Silva em reação à notificação
Mesmo confirmando estar tranquilo e ser inocente relativamente a estas acusações, o agora ex-ciclista acabou por não contrariar a decisão da ADoP, considerando também o fator de já ter 33 anos. “A certeza da minha inocência dá-me a serenidade necessária para afirmar, sem modéstia, que nada tenho a provar.” afirma Rafael.
José Azevedo teve conhecimento do envolvimento do seu atleta neste processo. O diretor desportivo da Efapel Cycling deu o seu apoio e confiança, e também a liberdade de definir o seu rumo. Relativamente a isso, Rafael diz que prefere sair, de modo a não prejudicar a formação da Efapel pelos seus atos.
Desde 2013, ano em que se tornou Elite, Rafael alcançou 8 vitórias, vários pódios e inúmeros lugares de top10. Estes resultados assinalam a carreira de um dos ciclistas mais influentes e experientes do pelotão nacional nos últimos anos! Obrigado por tudo Rafael e boa sorte na nova fase da tua vida!
Data powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Rafael Silva / Instagram