Dupla jornada em Abrantes e Ansião encerra Taça de Portugal de Ciclocrosse!

A Taça de Portugal de Ciclocrosse vai terminar este fim de semana com uma dupla jornada para decidir todos os vencedores nos diversos escalões! Com 120 pontos ainda por atribuir (o somatório dos vencedores das duas provas), matematicamente todos os escalões estão ainda em aberto, e a disputa pela coroação dos vencedores da Taça de Portugal promete ser intensa. Em todo o caso, vários são também os ciclistas que podem vencer a geral com a conquista de uma das duas provas.

Vamos então analisar os principais escalões e perceber quem são os grandes candidatos.

Em Elites Masculinos, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) lidera com 160pts, mais 35pts do que Márcio Barbosa (ABTF Betão – Feirense), que é segundo. O ciclista da ABTF Betão – Feirense depende apenas de si para vencer a geral, precisando, para isso, de vencer as duas provas, enquanto Mário pode capitalizar já no sábado, caso vença e o seu rival não faça melhor do que o terceiro posto. Mais longe está Bruno Silva (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), com 85pts. Apesar de ainda ter hipóteses matemáticas de vencer, precisa de esperar pela falha dos adversários, e por isso tem a tarefa mais dificultada.

Joana Monteiro é a líder incontestável nas Elites Femininas!

Nas Elites Femininas, Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) lidera destacada com 180pts, enquanto a colega de equipa, Marta Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) ocupa a segunda posição com 100pts. Joana pode ganhar sem vencer quaisquer provas, já que apenas precisa de somar 40pts se Marta vencer as duas provas. O segundo posto em qualquer das corridas ou o quinto em ambas são suficientes para assegurar o triunfo, enquanto Marta precisa de vencer as duas e esperar que Joana faça bastante pior.

João Cruz comanda nos Sub23, mas tem a concorrência bastante próxima de si!

Nos Sub-23 a luta pelo triunfo permanece ainda em aberta, com João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a liderar com 150pts, e 25pts de vantagem sobre o grande rival, João Silva (Guilhabreu BTT). O ciclista da equipa de Guilhabreu depende apenas de si para vencer a Taça, precisando para isso de vencer as duas provas. João Cruz não pode vacilar, já que ser duas vezes segundo não será suficiente para conservar a geral. No terceiro posto surge Tomás Mota, a 60pts do líder, pelo que também ele terá uma tarefa árdua pela frente, e precisará de vencer as duas corridas para ter hipótese.

Beatriz Guerra tem a geral das Juniores Femininas a apenas 1 vitória de distância!

Nas Juniores Femininas, Beatriz Guerra (BTT Loulé / Elevis) é líder com 120pts, e a vitória numa das corridas será mais que suficiente para fechar as contas da geral, já que Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube), que é segunda, tem apenas 60pts.

Rafael Sousa tem sido dominador nos Juniores!

Nos Juniores Masculinos, Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) segue isolado com 180pts, e pode nem precisar de vencer qualquer corrida para carimbar a vitória final. O segundo classificado, Duarte Galvão (Águias Alpiarça / Di´Bikes / Crédito Agrícola) segue com 110pts, pelo que precisa de vencer as duas corridas para ainda sonhar com a geral da Taça, e esperar que o seu adversário seja, no máximo, quinto classificado em ambas as corridas.

Margarida Vasconcelos apresenta a maior liderança nas principais categorias!

Nas Cadetes Femininas, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) é líder com 180pts, e precisa apenas de ser quinta classificada numa das duas corridas para garantir a vitória na geral final, já que a principal adversária, Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube), tem apenas 80pts, e a terceira classificada Uxia Bautista (Avanza-o Porriño) já não tem hipóteses matemáticas de a alcançar.

Gonçalo Rodrigues está a colocar a fasquia elevadíssima nos Cadetes!

Nos Cadetes Masculinos, Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) tem estado a um nível muito alto, e comanda com 150pts, após o azar da última prova em Santo Tirso. Ainda assim, a vantagem cifra-se nos 42pts para o principal adversário, Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos), pelo que uma vitória será suficiente para conquistar a geral. O ciclista da equipa de Roriz vai certamente à procura da vitória, após uma avaria mecânica o ter afastado de conquistar o terceiro triunfo consecutivo. Lucas Angélico (Sabor do Norte / BilaBiker´s RacingTeam) é terceiro a 45pts, e está também em condições de poder disputar o triunfo, caso consiga vencer as duas corridas do fim de semana.

Em falta ficam a atribuição de camisolas aos líderes da Taça pela UVP/FPC a cada corrida, algo que ajudaria imenso no acompanhamento das mesmas, e que daria também um outro destaque à competição.

Irão as classificações sofrer revoluções durante o fim de semana? O que esperar do espetáculo que o pelotão nos promete em Abrantes e Ansião?

Fotos: UVP / FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock